Conhecida pela sua irreverência na televisão manauara, a apresentadora e atriz Norma Araújo, a Manazinha, realiza o “Norma Araújo – Um Jeito Amazônico de Dizer”, atividade com competições e gincanas para comemorar o legado afetivo e cultural do Programa da Norma, que foi ao ar por 25 anos, alavancando e marcando história na programação amazonense.
O evento acontece entre os dias 19 e 27 de setembro, no Sumaúma Park Shopping, localizado na Av. Noel Nutels, 1762, bairro Cidade Nova.

A programação tem como atração principal uma competição de bolos artísticos com o tema “Manaus e Suas Belezas: Histórias e Tradições”, que incentiva a confecção de sobremesas deliciosas e decorações surpreendentes que se inspiram na identidade cultural da capital amazonense.
Para participar, é necessário ter no mínimo 18 anos, até dois anos de experiência como confeiteiro, documentos (RG e CPF), ficha de inscrição e termo de ciência e aceitação do regulamento assinado. A inscrição é gratuita e pode ser realizada através deste link basta acessar o link: https://bit.ly/3K3cuXb.
“Gosto do povo, das pessoas, e sou a Manazinha! O Programa da Norma ficou 25 anos no ar, e influenciou muito as pessoas, principalmente pelo resgate do termo ‘manazinha’, que não fui eu que inventei, mas me apropriei. Morei 20 anos no Rio de Janeiro e quando voltei para Manaus, voltei porque sentia saudade do cheiro da cidade e sabia que tinha uma missão.”, explica a apresentadora.

O concurso tem como objetivo valorizar a cultura manauara, por meio da confeitaria artística, incentivando a criatividade e o talento local.
“Que era isso que o Programa da Norma também fazia: incentivava. Nós promovemos muita coisa. Desde concurso de culinária – que resultou num livro até programas ao vivo com plateia em um shopping da cidade. Durante cinco anos fizemos isso, e quis resgatar esse período. Faz tempo que o programa saiu do ar, mas até hoje as pessoas falam comigo na rua como se eu estivesse no ar”, comenta ela.
A apresentadora criou o projeto como uma forma de reviver memórias do programa e as interações diretas com o público, expandindo e divulgando o trabalho de muitos confeiteiros. “Pensei no concurso porque é algo animado , é gostoso e porque ajudo as pessoas. Hoje, posso promover uma pessoa. Gosto disso”, salienta ela. Entre os critérios de avaliação da competição, serão avaliados: criatividade e originalidade; apresentação estética do bolo, higiene e organização durante o preparo.
Sobre o tema “Manaus e Suas Belezas: História e Tradições”, a Manazinha conta que se deve ao aniversário de Manaus, comemorado em 24 de outubro.
“Além da competição em si, também contaremos com três bolos confeitados, tendo como tema Manaus, que ficarão em exposição no Sumaúma Park Shopping. Essas criações serão desenvolvidas pelos confeiteiros convidados Ney Santos, Wallace Bruno e Diego Rafael da Silva Lima com Fernanda da Costa Lima”, finaliza Norma

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.