Mafê Santana; 14/08/2025 às 10:27

Festival do Beiradão do Amazonas celebra cultura e patrimônio com programação gratuita em Manaus

Evento acontece de 19 a 22 de agosto em Manaus e reúne música, cinema, debates e oficina sobre o patrimônio cultural do beiradão

De 19 a 22 de agosto, Manaus será palco da primeira edição do Festival do Beiradão do Amazonas, que reúne shows, roda de conversa, exibição de documentários e uma oficina voltada à patrimonialização dessa manifestação cultural.

Festival do Beiradão do Amazonas
Crédito: Arquivo

Todas as atividades são gratuitas, com destaque para a festa de encerramento no Largo de São Sebastião, que promete reunir grandes nomes da música regional.

Com foco na valorização do beiradão como patrimônio cultural e na promoção de políticas públicas para sua preservação, o evento busca aproximar gerações de artistas e envolver a comunidade.

Segundo o produtor cultural Paulo Moura, um dos organizadores, a proposta é levar a alegria e o espírito das festas do interior para a capital.

“O Festival do Beiradão, que propõe entretenimento, alegria, essa festa do interior para a capital, a cultura dos beiradeiros, também vai gerar política pública. O principal pilar do festival é a patrimonialização do beiradão”, afirma.

Oficina e patrimonialização

Um dos momentos centrais será a Oficina de Registro do Beiradão: Inventário Participativo, realizada na Escola Superior de Artes e Turismo da UEA (ESAT/UEA), em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A atividade será conduzida pela superintendente Beatriz Calheiro, pela técnica do Patrimônio Imaterial Roberta Valin e por pesquisadores e músicos como Rafael Ângelo e Hadail Mesquita.

A oficina inclui metodologia de inventário, formação de grupos e apresentação de uma minuta sobre o documento inicial de patrimonialização do beiradão.

“Vamos apresentar uma minuta para abrir o debate junto ao Iphan e aos grupos formados, para melhor entendimento e construção coletiva”, explica Moura.

Programação de cinema, debates e música

Festival do Beiradão do Amazonas
Crédito: Arquivo

O festival começa no dia 19 de agosto, com sessão especial na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), às 11h, destacando avanços do beiradão como política pública cultural.

No dia seguinte, 20 de agosto, das 8h às 12h, a Mostra de Cinema do Beiradão será realizada na Escola Superior de Artes e Turismo da UEA, com distribuição de pipoca e refrigerante.

Entre os filmes exibidos estão “Beiradão, O Ritmo do Interior”, “A Poética dos Beiradões” e “O Áureo da Música do Beiradão nas Rádios Manauaras na Década de 80”.

No dia 21 de agosto, a programação segue na ESAT/UEA, das 9h às 16h, com a Oficina de Registro do Beiradão.

Já o encerramento, no dia 22, acontece no Largo de São Sebastião, das 17h às 22h, com apresentações de Água Cristalina, Nunes Filho, Márcia Novo, Hadail Mesquita, Alaídenegão, Orquestra de Beiradão do Amazonas e DJ Surubim, além de barracas de comidas típicas e artesanato.

O lançamento oficial do festival acontece no dia 14 de agosto, a partir das 19h30, no Jápeto Bar e Restaurante, localizado na Rua Ferreira Pena, no Centro.

A festa terá participações de Kaysa Marques, Sandrinha Pingo de Ouro, Beiradão dos Printes, Adrianinho Star, Xandy Pegada, Nayan Ferraz e a Onça, Jair Alves, Lico Magalhães e Banda e Os Tucumanus, com um especial dedicado ao beiradão.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.