Matheus Menezes; 07/08/2025 às 17:02

Touros de Barreirinha sacodem o Largo de São Sebastião com show inédito e gratuito, neste sábado

Neste sábado (9), o Largo São Sebastião se transforma na Arena do Touródromo, com apresentação gratuita dos Touros Branco e Preto

A capital amazonense recebe, pela primeira vez, uma apresentação do Festival Folclórico de Barreirinha, um dos eventos culturais mais tradicionais do interior do Amazonas – situado a 331 quilômetros de Manaus. O lançamento oficial dos espetáculos dos touros Branco e Preto acontece neste sábado (9), a partir das 18h, no Largo São Sebastião, Centro, com entrada gratuita para o público. O evento é realizado pelo Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. 

Foto: Divulgação/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Para Caio André, secretário da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, a programação é uma forma de valorizar a cultura do interior e promover o acesso da população à produção artística regional, divulgando ainda mais a cultura plural da região.

“É uma oportunidade de trazer a cultura dos munícipes para a capital e de permitir que quem ainda não conhece esse espetáculo possa vivenciar a beleza, as toadas e a emoção do Festival de Barreirinha. Um evento aberto ao público, para ser vivido com família e amigos”, destaca o secretário.

A apresentação na capital representa um momento simbólico para os representantes das agremiações folclóricas e anuncia, em grande estilo, o início do 35° Festival Folclórico de Barreirinha, que acontece nos dias 28, 29 e 30 de agosto.

“É a primeira vez que o nosso Touro Preto vem à capital mostrar a cultura de Barreirinha. Estamos preparando uma apresentação cheia de novidades, emoção e tradição”, afirma Nil Beltrão, presidente da Associação Folclórica Boi-Bumbá Touro Preto.

Para a presidente da Associação Cultural Boi-Bumbá Touro Branco, Valdira Brandão, o momento é um reconhecimento ao trabalho significativo dos artistas, músicos e brincantes do município de Barreirinha.

“Estamos preparando um espetáculo de arrepiar. Cada detalhe está sendo pensado com carinho, dos figurinos às alegorias. É uma honra mostrar a força do nosso touro em Manaus”, afirma.

História do Festival Folclórico de Barreirinha

Inspiradas nas manifestações culturais de Parintins, a origem das brincadeiras de bois na cidade surgiu a partir de 1930, no entanto, o Festival Folclórico de Barreirinha teve início apenas em 1980. Em 1978, o Mestre Benedito Carneiro levou pela primeira vez um boi para as ruas do município, tradição que posteriormente daria início ao Touro Branco. Em 2001, a agremiação adotou oficialmente o nome.

Já o Touro Preto tem origem ainda mais antiga, datada de 1938, quando Paulo dos Santos Beltrão, após assistir ao ensaio técnico do Boi Caprichoso, surgiu com o boi em Barreirinha, nascendo assim, o Touro Preto. Como o boi vermelho, o bumbá azul também adotou a identidade em 2001, com a criação da Associação Folclórica Boi-Bumbá Touro Preto. 

Foto: Divulgação

O festival começou a se concretizar em 2005, quando passou a contar com disputa técnica e jurados especializados. O Touro Branco foi o primeiro campeão e soma seis títulos. Porém, quem lidera com sete vitórias é o Touro Preto. Mais do que uma competição, o evento se reafirma como uma importante celebração da identidade cultural do povo barreirinhense, reunindo gerações através da arte, da música e da cultura popular. 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.