EntretenimentoMúsica

Rael se une a Gloria Groove e Tropkillaz para reverenciar o legado da cultura afro-diaspórica no single ‘Vem Com Tudo’

As viagens que Rael fez por países da África e pela Jamaica, mais do que um passeio turístico, foram ferramentas para que ele pudesse  entrar em contato com diferentes culturas descencentes do continente africano e, assim, recuperar parte de um passado que é marcado pelas sequelas da escravidão, como o apagamento da sua história e da sua árvore genealógica. Nessas viagens em busca da sua ancestralidade, o cantor e compositor paulistano se aprofundou no contexto social dos locais por onde passou e acabou trazendo memórias importantes, inspiradoras e que aumentaram a sua capacidade de se conectar consigo e seus iguais. 

Essas lembranças, agora, servem de inspiração para o artista, que as transforma em música. O resultado desse exercício começa a aparecer no novo single “Vem com Tudo”, que ganhou pinceladas do afropop, do dancehall e ainda contou com a participação especial de Gloria Groove e Tropkillaz. A canção chega no dia 1º de novembro, pela Laboratório Fantasma, em todas as plataformas de streaming de áudio, e é acompanhada por um videoclipe, já disponível no YouTube.

“Esses lugares por quais passei têm problemas semelhantes aos do Brasil. Por lá, as pessoas estão vivas e celebrando a própria existência com alegria, tendo a dança e a música como instrumentos para isso. É como se fosse um ato de resistência”, afirma o artista. A sonoridade mescla referências ao afropop e ao dancehall, além de evidenciar a conexão diaspórica africana, que, nessa faixa, “se funde com a felicidade da música brasileira”, como  complementa Rael.

“Vem com Tudo” inicia um novo momento na carreira do cantor e compositor, que, após o lançamento de seu último álbum, “Capim-cidreira”, vive um período em que conseguiu superar parte dos desafios emocionais causados por uma depressão. A música, assim como  o autoconhecimento e o autocuidado, serviram como antídoto de cura. É isso que direciona o processo criativo de Rael para os seu próximos lançamentos; ele irá se aprofundar no que há de mais sofisticado na música negra, pop, urbana contemporânea e traduzirá em uma sonoridade própria – somado às referências que ele carrega desde a sua infância,  como um jovem negro que tinha contato direto com as culturas dos bailes black e do hip hop. 

Foi nos bailes (durante a sua infância e adolescência), inclusive, que o artista se conectou com a sua ancestralidade, moldou a sua personalidade, se entendeu como ser humano e iniciou a jornada de reconstrução da sua auto-estima. 

“Esse single é também um convite para as pessoas serem e estarem por inteiro em seus propósitos. A sociedade tenta, diariamente, nos afastar de nós mesmos. E isso adoece, sobretudo, as pessoas negras. Temos diversas maneiras de se posicionar contra isso e uma delas é a de se aquilombar entre os nossos e percebermos que não estamos só”, afirma Rael. E complementa: “É isso que acontece nos bailes há décadas. Para nós, essas reuniões são sinônimo de corpo, mente, liberdade, pertencimento e resistência. Em uma sociedade violenta e excludente como a nossa, o baile é o espaço para  nos encontrarmos e para sermos nós mesmos”. 

Com produção musical de Rael e Tropkillaz , “Vem com Tudo” traz um videoclipe – dirigido por Gabi Jacob – que parte da atmosfera de um baile na comunidade para ilustrar um espaço de encontro que estimula o pertencimento. Apesar dos desafios durante o percurso, a festa acontece em grande estilo, reunindo Rael, Gloria Groove e Tropkillaz. “Queremos celebrar o fato de estarmos vivos, enaltecendo a liberdade e a auto-estima. E sabemos que isso é fruto de uma luta antiga e que não pode cessar”, explica o cantor.

Quando Rael fala sobre resistência e cita a música como forma de libertação, ele ressalta a importância de Gloria Groove para a construção do single. 

“Ela é uma artista muito completa e, quando nos juntamos, unimos também as forças das nossas lutas e das nossas crenças, gerando um alcance ainda maior para um movimento de mudança do comportamento da sociedade. Mais do que nunca, precisamos compreender que a estrutura só será mudada se lutarmos de forma coletiva”, finaliza Rael.

Créditos: Alexandre Gomes

Mais recentes

EntretenimentoEventos

Largo de São Sebastião transmitirá Festival de Parintins com programação cultural

Evento gratuito oferece ao público a experiência de sentir a emoção que toma conta no Bumbódromo em Manaus
ComunicaçãoEventosSociedade

Codajás recebe primeira edição da Feira Cultural de Literatura Amazônica em julho

Evento gratuito reúne literatura, música, oficinas, cinema e atividades culturais nos dias 2 e 3 de julho
EntretenimentoEventos

Theatro da Paz recebe o espetáculo ‘oS mambembeS’

Espetáculo que já reuniu mais de 40 mil espectadores acontece de 3 a 5 de julho, em Belém
AmazôniaArteEventos

Amazon Poranga Fashion leva desfiles de marcas autorais para Parintins a partir desta quarta-feira (24)

Programação gratuita reúne estilistas, coletivos e projetos de moda do Amazonas em dois espaços da Ilha Tupinambarana
EntretenimentoEventos

Largo de São Sebastião transmitirá Festival de Parintins com programação cultural

Evento gratuito oferece ao público a experiência de sentir a emoção que toma conta no Bumbódromo em Manaus
ComunicaçãoEventosSociedade

Codajás recebe primeira edição da Feira Cultural de Literatura Amazônica em julho

Evento gratuito reúne literatura, música, oficinas, cinema e atividades culturais nos dias 2 e 3 de julho
EntretenimentoEventos

Theatro da Paz recebe o espetáculo ‘oS mambembeS’

Espetáculo que já reuniu mais de 40 mil espectadores acontece de 3 a 5 de julho, em Belém
AmazôniaArteEventos

Amazon Poranga Fashion leva desfiles de marcas autorais para Parintins a partir desta quarta-feira (24)

Programação gratuita reúne estilistas, coletivos e projetos de moda do Amazonas em dois espaços da Ilha Tupinambarana

Relacionadas

EntretenimentoEventos

Teatro Amazonas recebe o espetáculo ‘O Seresteiro da Cidade dos Cactos’

Organizado pela escola de ballet clássico, Ballet Álvaro Gonçalves, o espetáculo ocorre no dia 28 de junho às 19h no, Teatro Amazonas
ArteEntretenimentoEventos

Casa Parintins recebe mostra que reúne criatividade e bioeconomia amazônica

Sob a curadoria do Sebrae, mostra reúne criações indígenas de coletivos femininos e de empreendedores do Amazonas durante a temporada bovina de 2026
Entretenimento

Isabelle Nogueira e Marciele Albuquerque protagonizam série ‘Cunhãs – Além de Parintins’ e ensaio para a Glamour

Às vésperas do Festival de Parintins, as cunhãs-porangas dos bois Garantido e Caprichoso estrelam série sobre os bastidores da festa e dividem a capa da revista Glamour
Acessar o conteúdo