Thaís Andrade; 06/10/2023 às 13:00

Campus Party Amazônia confirma a participação de Maitê Lourença, Iberê Thenório e Ed Gama

Evento contará com palestrantes de diferentes áreas e setores que compartilharão experiências com o público manauara

A Campus Party Amazônia, que ocorrerá entre 11 e 15 de outubro, no Studio 5 Shopping e Convenções, em Manaus, acaba de divulgar mais palestrantes que estarão presentes em sua primeira edição. A maior experiência tecnológica em internet das coisas, blockchain, games, cultura maker, educação e empreendedorismo do mundo, trará profissionais de grande relevância de diferentes áreas e setores que compartilharão seus conhecimentos e experiências com o público presente. 

Entre os destaques confirmados para a CPAmazônia, está a fundadora da BlackRocks Startups e General Partner na YA Ventures, Maitê Lourenço. Empreendedora e psicóloga, sua trajetória profissional combina conhecimentos em psicologia com atuação no ecossistema de startups e investimentos. Em 2017, ela foi finalista do Startup Award, na categoria impacto social, e premiada no Veja-See, da revista Veja, na área de diversidade. Em 2019, Maitê participou de uma imersão no Vale do Silício e intercâmbio profissional pelo Consulado Americano.

Esta edição da Campus Party também contará com a presença do pesquisador Philip Fearnside. Ele dividiu o Nobel da Paz de 2007 com Al Gore e outros 300 cientistas do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, pela pesquisa sobre o aquecimento global. Fearnside ocupa o primeiro lugar em Ecologia e evolução no Brasil, e foi premiado pela Fundação Conrado Wessel na área de ciência aplicada ao meio ambiente e foi primeiro lugar no prêmio Chico Mendes, do Ministério do Meio Ambiente.

Já na área de Inteligência Artificial, o pesquisador da startup Maritaca AI, Ramon Pires, trará insights valiosos e curiosidades para o público. Pires, está trabalhando no desenvolvimento de uma ferramenta de inteligência artificial, conhecida como “ChatGPT brasileiro”. Na CPAmazônia, irá compartilhar seu conhecimento em tecnologias avançadas que servirão o futuro da tecnologia.

Ed Gama, um dos principais humoristas do Brasil, também confirmou presença na Campus Party Amazônia. Sua jornada, que o levou da advocacia ao palco como humorista, oferece uma perspectiva diferente sobre criatividade e reinvenção. Com participação em esquetes nos canais do Youtube do Castros Brothers e Parafernalha, Ed Gama faz sucesso atualmente no elenco do Porta dos Fundos e em seu próprio canal.

Outro nome confirmado é o diretor de conteúdo e apresentador do canal Manual do Mundo, Iberê Thenório. Com grande base de seguidores, contando com mais de 18 milhões de inscritos, Iberê é uma referência na divulgação científica brasileira. Seu canal, “Manual do Mundo”, é conhecido por tornar a ciência e a aprendizagem acessíveis e empolgantes para um vasto público.

Liderança feminina na Campus Party Amazônia

A pesquisadora na área de gestão ambiental, Mariana Kruger, contará como usou o seu conhecimento científico para combater a desinformação com ciência e humor. A bióloga já soma mais de um milhão de seguidores nas redes sociais. Mariana é vegana e adepta a um estilo de vida consciente, que inspira milhões de pessoas com seu posicionamento.

A pesquisadora assistente do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV, Nina da Hora, também estará na Campus Party Amazônia. Vencedora do prêmio Ibest de influenciador de tecnologia e inovação neste ano, Nina é especialista em tecnologia, realiza pesquisas sobre cibersegurança nos países do BRINCS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e conselheira de segurança do TikTok. Ela é criadora do Computação da Hora, uma série de vídeos que ensina conceitos da computação de modo simples. Atualmente é colunista da revista MIT Technology Review e em 2021 foi incluída na lista Forbes 30 under 30.

Já Célia Kano, CO-CEO da Rede Mulher Empreendedora e diretora do Instituto RME, trará sua expertise em estratégia, gestão e negócios sociais. Com uma carreira sólida que inclui consultoria em grandes empresas e experiência internacional, Célia será uma das palestrantes de destaque no evento, compartilhando insights sobre modelos de negócios com impacto social e sua pesquisa na Escola Politécnica da USP. Além disso, ela recebeu a nomeação para o programa profissional IVLP do Departamento de Estado dos EUA em 2022, o que ressalta seu compromisso com a inovação e o empreendedorismo.

A Campus Party Amazônia também vai receber Mikaeri Ohana. Ela é a primeira mulher brasileira indicada como Microsoft Most Valuable Professional, prêmio dado para líderes comunitários que já demonstraram um compromisso exemplar ao ajudar os outros a obter o máximo de sua experiência com as tecnologias Microsoft. Mikaeri é formada em análise e desenvolvimento de sistemas pela FATEC e faz mestrado na Unicamp. Atualmente ela trabalha com ciência de dados na CI&T e é criadora de conteúdo na Explicami.

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.