Com o objetivo de promover o intercâmbio cultural entre o Nordeste canadense e o Nordeste brasileiro a partir da visão de dois fotógrafos, um de cada país, o projeto “Olhares cruzados: imagens de duas culturas” apresenta o trabalho dos dois artistas, compartilhado em um livro e exposições em ambos os países.
O projeto fotográfico busca ainda despertar a reflexão sobre os caminhos possíveis para o desenvolvimento sustentável regional de cada localidade. A iniciativa é da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC), e conta com o apoio do Grupo BRP.
Nesta, que é a sexta edição, as lentes dos profissionais Brian Noppè e Renato Negrão buscaram valorizar as pequenas comunidades tanto na neve de Quebec quanto nas dunas de areia do Ceará, Piauí e Maranhão, mostrando ao público as riquezas de seu modo de vida, somadas ao respeito ao meio ambiente. O resultado do livro “Olhares cruzados: imagens de duas culturas – Trilhas do Nordeste brasileiro e canadense” comprova que é possível explorar o ecoturismo e o turismo de aventura com responsabilidade, encontrando nele uma possibilidade de desenvolvimento econômico efetivo em regiões de difícil acesso.
A novidade foi a participação do piloto brasileiro Nelsinho Piquet, primeiro campeão mundial da Fórmula E, vencedor de provas da Nascar, medalhista nos X-Games e com inúmeras participações de destaque na Fórmula 1 e Le Mans e, desde 2020, competidor do maior rali das américas, o Sertões, sempre com o apoio da Can-Am, marca do Grupo BRP. Nesse trabalho de fio condutor da iniciativa, que resultou em dedicatória nas páginas iniciais do livro, Nelsinho atestou os benefícios gerados às comunidades locais.
“O livro se traduz em mais um símbolo do trabalho que a BRP vem realizando para o crescimento socioeconômico no Brasil por meio do uso dos veículos da marca. Além do conteúdo artístico, a iniciativa reflete por meio de imagens o sucesso desse tipo de atividade do sistema de trilhas no Canadá, apoiado há anos pela BRP, e também o potencial de um sistema semelhante no Brasil”, destaca Fernando Alves, country manager da BRP Brasil.
O projeto
União de negócios, arte e cultura, desta vez o projeto destacou que roteiros de turismo de aventura em veículos off-road regulamentados podem abrir caminho para o desenvolvimento econômico sustentável de comunidades afastadas. Os registros dos fotógrafos trazem à tona o uso prático de conceitos ESG e a exploração consciente do meio ambiente, discussão que está entre as diretrizes da gestão da CCBC.
Para Fernando Alves, além da importante coordenação e curadoria da CCBC, o resultado desse trabalho só foi possível devido ao grande apoio de um lado e de outro, em especial da BRP, da Air Canada, do governo do Canadá, do Escritório do Quebec em São Paulo e do Consulado do Brasil em Montreal. Por aqui, ainda contou com o suporte indispensável da Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa), Pro Tork, Ministério do Turismo, Embratur e ICMBio, além dos governos dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão, partes fundamentais no apoio ao pleito para a regulamentação da atividade na Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
“Queremos, com essa iniciativa, ressaltar a importância de um sistema de trilhas sustentável e que suporte o desenvolvimento geral das regiões onde são instaladas, algo demonstrado com propriedade nas imagens desta edição. É algo perfeitamente possível, e a criação do segmento de veículos recreativos fora de estrada pela Abeifa, do qual a BRP participa ativamente, só comprova essa linha de pensamento. Nosso objetivo maior é a regulamentação de circulação, bem como o reconhecimento da sociedade sobre a relevância disso para o crescimento da indústria e da economia em diversos setores”, finaliza o countrymanager da BRP Brasil.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.