EntretenimentoMúsica

9º Prêmio Grão de Música tem artistas de quatro estados do Norte entre os premiados

Nesta quinta-feira, 8, será realizada a cerimônia de entrega do Prêmio Grão de Música a 15 premiados e premiadas na 9ª edição do evento. Entre os vencedores há artistas de quatro estados do Norte: Amazonas, Amapá, Tocantins e Acre. Nesta edição, a cerimônia volta plenamente ao formato presencial, aberta ao público e com entrada gratuita, no emblemático Teatro Oficina.

A canção brasileira é o foco do PGM, que a cada edição seleciona os contemplados e as completadas pelo conjunto de suas obras, um reconhecimento atemporal de talentos e trajetórias. 

De diferentes gerações e estilos musicais, e representando 12 dos estados brasileiros, o grupo de 15 artistas a receberem o Prêmio Grão de Música 2022 são: Eliana Printes (AM), Joãozinho Gomes (AP), Léo Pinheiro (TO), Yvana Pacífico (AC), Clodo Ferreira (DF), Doroty Marques (GO), Elza Maria (RJ), Filipe Catto (RS), Júnior Almeida (AL), Lívia Mattos (BA), Lydio Roberto (PR), Ná Ozzetti (SP), Ney Couteiro (GO), Tatiana Parra (SP) e Thais Morell (PR).

Sobre os artistas do Norte

Eliana Printes (AM) 

Cantora e compositora, Eliana é natural de Manaus e começou a cantar bem cedo, aos 13 anos. Seu primeiro álbum, de 1995, foi gravado de forma independente e indicado ao Prêmio Sharp de Música, que a levou a assinar contrato com a gravadora carioca Indie Records em 1996, onde ficou até 2006. Sua discografia é composta por dez discos lançados e participações em trilhas sonoras – em novela da TV Globo, no filme “Qualquer gato vira-lata” e no documentário do cineasta alemão Wim Wenders para o projeto Nokia Music Recommenders. A artista também fez expressivas apresentações pela Europa.

Joãozinho Gomes (AP) 

Poesia e música chegam juntas na obra de Joãozinho, autor de inúmeras canções escritas em parceria com compositores como Zeca Baleiro, Cristóvão Bastos, Vitor Ramil, Lucina, Ná Ozzetti, Chico César, entre outros. Há trinta anos radicado em Macapá, o poeta construiu uma obra lítero-musical sólida e percorreu diversos festivais. Atualmente, lançou o CD “Timbres e Temperos” em parceria com Enrico Di Miceli e Patrícia Bastos, e está em fase conclusiva de duas obras: o livro “Semelhanças Desiguais”, uma seleção de letras e poemas, e o “Songbook da Amazônia”.

Léo Pinheiro (TO) 

Nascido no interior de Goiás, mas desde da infância residente em Tocantins, Léo é cantor, ator, instrumentista, compositor e produtor. Seu interesse pela música nasceu cedo: ficou em 1º lugar no primeiro festival de música de que participou, e com dez anos gravou seu primeiro disco, produzido por Moacyr Franco. Atuou no teatro com Oswaldo Montenegro, na Cia Mulungo, com a qual fez filmes, peças de teatro e produções para TV. Léo foi indicado ao prêmio de melhor ator no Festival de Teatro do Rio pela Cia, que na ocasião levou 11 prêmios. Depois de uma série de discos lançados, participou da 10ª edição do programa The Voice Brasil, da TV Globo. Vem apresentando pelo Brasil o show “Bar do Balacobaco”, e este ano lançou um canal infantil com músicas de sua autoria que se transformaram em desenhos animados, além de fazer parte do recém-lançado grupo Ases do Baralho, com participantes do The Voice Brasil.

Yvana Pacífico (AC)

Yvana começou a cantar em 1991, em bares, bailes, festivais de praia e carnavais. Criou o projeto “CantAleac – Levando o Amor”, onde fazia apresentações musicais em hospitais, escolas e creches, entre outros projetos socioculturais, além de atuar como intérprete em cerimônias oficiais do hino acreano e do hino nacional. Em sua discografia, tem dois discos gravados: “Todo meu ser” e “Estação do Forró”. A cantora também atua gravando vinhetas, jingles e locuções; e em campanhas eleitorais de governos estaduais e municipais.

PGM 2022

A cerimônia de 2022 será diferenciada e em homenagem a Elifas Andreato, o referenciado artista gráfico, falecido em março, que presenteou o PGM com sua obra desde a primeira edição – toda a identidade visual do Grão e a estatueta levam sua assinatura.

O evento será uma celebração: um espetáculo com performances diversas, trazendo conceitos como clow (também em referência à obra de Elifas), com trupe circense, pintores atuando ao vivo e mais. A apresentação será de Katya Teixeira, com direção cênica do bailarino, ator e diretor Ciro Barcelos. 

Acompanha a premiação a coletânea Grão de Música, que completa neste ano dez álbuns lançados (considerando a coletânea inaugural, foram oito discos físicos e um digital, em 2021), sempre com o registro de uma faixa da obra de cada artista contemplado. A partir de 2022, a coletânea adota o formato de playlist disponível na plataforma Spotify. As capas da maioria das coletâneas foram assinadas também por Elifas Andreato, e a de 2022 é uma homenagem à sua memória. Todas estão disponíveis no site

Socorro Lira, idealizadora e diretora do prêmio, compartilha o sentimento sobre o evento deste ano. “Esta edição do PGM, para mim, é uma das mais desafiadoras, principalmente pela ausência física de Elifas, um dos criadores do PGM, que caminhava conosco desde o início. Sentimos muito sua falta e faremos de tudo para honrar sua memória. Ele está em cada detalhe visual e em cada bom princípio que orienta nossa premiação. Nesta edição, nós o faremos presente, celebrando sua vida, obra, sua inestimável contribuição ao PGM e à música brasileira. Depois de dois anos nos arriscando a fazer a cerimônia on-line e ao vivo, felizmente retornaremos com o elenco premiado e o público presentes no monumental Teatro Oficina, que nos recebe mais uma vez.”

O Prêmio Grão de Música celebra a riqueza da canção brasileira, firme na missão de ampliar o olhar por todo o país, a fim de revelar ou destacar nomes que fazem diferença para a música.

Mais recentes

ArteEntretenimento

Inscrições para espetáculo natalino ‘Edward – Mãos de Tesoura’ iniciam nesta quarta-feira (10)

A montagem do Corpo de Dança da Liga será apresentada nos dias 18 e 19 de dezembro, no Teatro da Instalação
Psica 2025
EntretenimentoMúsica

Artistas amazonenses se destacam no Festival Psica 2025; conheça Vacilo e D’água Negra

Coletivo Vacilo e trio D’água Negra representam Manaus no festival, destacando a força da música amazônica no festival paraense
valentina marques
EntretenimentoFilmes, séries e TV

Atriz amazonense brilha em websérie vencedora no maior festival de webséries do mundo

Valentina Marques se destaca na websérie ‘Engajados’, vencedora de três prêmios no Rio WebFest, o maior festival de webséries do mundo
Entretenimento

Boi Bumbá Caprichoso inaugura Complexo Natalino em Parintins

Caprichoso inaugura Complexo Natalino e ilumina Parintins com magia e esperança
ArteEntretenimento

Inscrições para espetáculo natalino ‘Edward – Mãos de Tesoura’ iniciam nesta quarta-feira (10)

A montagem do Corpo de Dança da Liga será apresentada nos dias 18 e 19 de dezembro, no Teatro da Instalação
EntretenimentoMúsica

Artistas amazonenses se destacam no Festival Psica 2025; conheça Vacilo e D’água Negra

Coletivo Vacilo e trio D’água Negra representam Manaus no festival, destacando a força da música amazônica no festival paraense
EntretenimentoFilmes, séries e TV

Atriz amazonense brilha em websérie vencedora no maior festival de webséries do mundo

Valentina Marques se destaca na websérie ‘Engajados’, vencedora de três prêmios no Rio WebFest, o maior festival de webséries do mundo
Entretenimento

Boi Bumbá Caprichoso inaugura Complexo Natalino em Parintins

Caprichoso inaugura Complexo Natalino e ilumina Parintins com magia e esperança

Relacionadas

ComunicaçãoSociedade

Última semana para inscrição no Prêmio C6 de Jornalismo

O período de inscrição para o Prêmio C6 de Jornalismo termina nesta sexta-feira, dia 20. Em sua sexta edição, o concurso tem o objetivo de reconhecer reportagens que estimulem a compreensão e promovam a reflexão em torno de três grandes temas: Educação Financeira e Finanças Pessoais; Macroeconomia; e Tecnologia e Inovação.  As inscrições são pelo […]

ArteEntretenimento

Companhia de teatro ‘BuZum!’ aborda questões climáticas com peça infantil em escolas municipais de Manaus

Espetáculo inédito ‘E Agora?’ utiliza a linguagem do teatro de objetos e se apresenta nas escolas municipais João Valente e Thales Silvestre nos dias 26 e 27 de novembro
AmazôniaComunicaçãoEntretenimentoNotícias

Centro de Manaus tem programação cultural com marchinhas e frevo neste fim de semana

No sábado (15) e domingo (16), o Centro de Manaus será palco de uma mistura de ritmos carnavalescos, com as tradicionais marchinhas e o frevo. O Espaço Cultural Coração Blue (Rua Silva Ramos, 119) receberá o “Bloco Ah, Língua”, com o cantor Júnior Rodrigues, e a Banda do Theo, com apresentações de Vanessa Auzier, Rebeca […]

Acessar o conteúdo