Hilana Rodrigues; 14/02/2022 às 11:00

Troy Kotsur é o primeiro ator surdo a ser indicado ao Oscar

Até então, apenas uma mulher surda levou a estatueta de ouro

Indicado na categoria de Melhor Ator Coadjuvante ao Oscar 2022 pela atuação no filme No Ritmo do Coração, o ator Troy Kotsur é o primeiro homem surdo a concorrer à estatueta.

“Ser indicado e receber prêmios, torna-se histórico. Muitas gerações podem olhar para trás e ver isso como um momento de destaque”, disse Kotsur ao portal “The Hollywood Reporter” recentemente. Na ocasião, ele relembrou que a atriz Marlee Matlin foi a única surda a ganhar o Oscar de Melhor Atriz.

O filme em que Kotsur concorre foi o vencedor do Festival de Sundance. O ator já participou de outras produções famosas como Scrubs, Número 23 e The Mandalorian e indicado ao SAG, BAFTA, e Independent Spirit Awards.

O ator concorre a pela atuação no filme No Ritmo do Coração (Foto: Reprodução/Internet)

No longa de 2021, Troy interpreta Frank Rossi, surdo que enfrenta desafios para seu negócio de pesca enquanto a filha dele, Ruby (Emilia Jones), pondera entre o amor pela música, gerando mudanças, ou permanecer com sua família, de quem é intérprete, por ser a única sem deficiência auditiva.

O ator disputa a categoria com: Ciarán Hinds, por Belfast, Jesse Plemons e Kodi Smit-McPhee, por Ataque dos Cães, e J.K. Simmons por Apresentando os Ricardos. Os vencedores serão anunciados dia 27 de março.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.