Na quinta-feira, 11, a Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas (SES-AM) informou por meio de boletim que a varíola dos macacos (monkeypox) está em fase de transmissão local no estado.
O boletim do dia confirmou mais quatro casos da doença, e os dados oficiais mostram que a doença avançou de cinco para nove casos em quatro dias. Os primeiros casos da varíola registrados no Amazonas foram de pessoas que retornaram de viagem, enquanto os três últimos casos confirmados não têm histórico de viagem.
Conheça os sintomas
Segundo o Instituto Butantan, a Organização Mundial da Saúde (OMS) define como sintomas da varíola dos macacos (monkeypox) os seguintes casos:
- Bolhas na pele de forma aguda e inexplicável
- Dor de cabeça
- Início de febre acima de 38,5°C
- Linfonodos inchados
- Dores musculares e no corpo
- Dor nas costas
- Fraqueza profunda
Se sentir estes sintomas, a recomendação é fazer exame para confirmar ou descartar a doença. Unidades básicas de saúde e a iniciativa privadas, da capital e interior, foram orientadas a realizar o exame em casos suspeitos de varíola dos macacos.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.