O Amapá será sede de um dos maiores eventos de inovação e tecnologia do mundo: o Startup20. O encontro, com convidados internacionais, acontecerá de 23 a 26 de fevereiro, em Macapá.
De acordo com o Governo do Estado do Amapá, apoiador do evento, a iniciativa global, que teve sua primeira edição na Índia em 2023, faz parte das ações do Grupo de Engajamento Startup 20, que integra o G20, organização internacional das maiores economias do mundo, que conta também com outras nações da União Europeia e Africana.
Ao todo, 19 delegações internacionais já foram confirmadas: Índia, Alemanha, Arábia Saudita, Bangladesh, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Indonésia, Omã, Portugal, Suíça, Rússia, Turquia, União Africana, Austrália, Itália, Japão, Africa do Sul.
O evento traz ainda a oportunidade de dar visibilidade e fomentar diferentes âmbitos dos setores público e privado, turismo e desenvolvimento local, bioeconomia, entre outros.
A programação de quatro dias inclui debates sobre a macroeconomia e o potencial desenvolvimento da região, com a realização de painéis e conversas sobre inovação e empreendedorismo, além de visitas técnicas nas universidades e centros de pesquisa do Amapá. Nas plenárias, serão abordados temas como governança e compliance em startups, o futuro do ESG nas startups, diversidade, inclusão e regulamentação da Inteligência Artificial, entre outros.
Representação do Startup20 no Amapá
Durante o evento, a Abstartups será representada pela presidente, Ingrid Barth; pela CEO, Mariane Takahashi; pelo vice-presidente Felipe Matos; pelo CFO, Fabrício de Paula; pelas diretoras de Políticas Públicas, Barbara Furiati, e de Programas Especiais, Cláudia Schulz, e pelo diretor de Marketing e Vendas, Paulo Buso.
Entre as autoridades governamentais e regionais, estão o governador do Amapá, Clécio Luís; o secretário de estado da Ciência e Tecnologia, Edivan Barros; o secretário executivo do Ministério do Empreendedorismo da Micro e Pequena Empresa (MEMP), Renato Ferreira, e o presidente do Sebrae Amapá, Josiel Alcolumbre.
Após o Amapá, o Startup20 ainda terá agenda em Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.