Thaís Andrade; 08/11/2022 às 14:00

Solve For Tomorrow: Samsung abre votação do júri popular para a 9ª edição do programa global no Brasil

Estão concorrendo projetos de alunos de Amazonas, Rondônia, São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Ceará e Bahia; votações vão até o dia 20

A Samsung anuncia a abertura da votação do júri popular para definir os vencedores da 9ª edição brasileira do Solve For Tomorrow nesta categoria. Concorrem ao prêmio dez equipes compostas por alunos da rede pública de ensino das cidades de Manacapuru (AM), Coari (AM), Porto Velho (RO), Franca (SP), São Carlos (SP), Chapecó (SC), Nova Andradina (MS), Pinheiro (MA), Cascavel (CE) e Araci (BA), com projetos voltados à sustentabilidade, à saúde e ao saneamento.

É possível votar quantas vezes quiser. Para isso, basta acessar a página do programa até 23h59 do dia 20 de novembro e selecionar o projeto escolhido. Os três projetos vencedores nas categorias de júri popular, assim como os três Vencedores Nacionais, definidos por uma banca julgadora do programa, serão anunciados na terça-feira, 22, em uma cerimônia especial de premiação, que será transmitida pelo canal do programa no YouTube a partir das 10h30 (horário de Brasília).

“Estamos muito satisfeitos com os projetos desta edição. A cada ano que passa, o Solve For Tomorrow apresenta soluções cada vez mais inovadoras, inteligentes e criativas. Isso nos mostra como o programa tem alcançado feitos importantíssimos para o ensino público e para a sociedade como um todo”, afirma Anna Karina Pinto, diretora de Marketing Corporativo da Samsung Brasil. “O programa é uma iniciativa criada a partir da nossa visão global: ‘Together for Tomorrow! Enabling People’. Com ela, entendemos a importância de estimular jovens estudantes para criarem seus projetos com base no que aprendem em sala de aula, elevando ao máximo seu potencial e suas habilidades individuais. Isso os prepara para dar seus próximos passos e os leva mais longe em suas jornadas acadêmicas.”

“A etapa do júri popular, com votação aberta a todas e todos que queiram conhecer os projetos, é fundamental para aproximar o público geral da produção científica dessas equipes, formadas por docentes e estudantes de ensino médio”, afirma Beatriz Cortese, diretora executiva do Cenpec, organização responsável pela coordenação geral do Solve for Tomorrow Brasil. “Ao elaborar os vídeos disponíveis na página de votação, as equipes exercitaram a prática de divulgação científica, essencial para que a atividade de pesquisa e produção acadêmica seja capaz de dialogar com toda a sociedade.”

Solve For Tomorrow

O Solve For Tomorrow está no Brasil desde 2014 e, na edição atual, tem uma programação diversa composta por webinars, workshops e mentorias para ajudar os participantes a alcançarem seus objetivos, aplicando possíveis melhorias a seus projetos. No total, a iniciativa já envolveu mais de 168.559 estudantes, 36.420 professores e 6.049 escolas públicas e, em 2022, registrou um aumento de 65% no número de alunos inscritos, em comparação ao ano anterior.

A edição brasileira do Solve For Tomorrow conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a coordenação geral do Cenpec.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.