Hilana Rodrigues; 24/02/2022 às 10:00

Sofía Jirau é a primeira modelo da Victoria’s Secret com síndrome de Down

Sofía aproveitou a atenção para reforçar a importância de inclusão social

A modelo porto-riquenha Sofía Jirau se tornou a primeira modelo com síndrome de Down a participar de uma campanha para a marca Victoria’s Secret, conhecida por seus desfiles de apresentação de suas lingeries.

Com outras 17 mulheres, ela participou do lançamento de uma coleção chamada Cloud Love Collection, revelada pela empresa em 14 de fevereiro.

A presença e visibilidade do trabalho de Sofía na marca ocorre quando a Victoria’s Secret passa por uma tentativa de transformar sua imagem que enfrenta críticas por reforçar padrões de beleza excludentes e por seus desfiles de lingerie e anúncios serem descritos como “patriarcais e sexistas”.

A modelo de 24 anos aproveitou a atenção gerada pelo lançamento da campanha para reforçar a mensagem de inclusão social. “Deixe o mundo inteiro me ver! E deixe a comunidade com síndrome de Down saber que, como eu, eles podem realizar seus sonhos”, disse em entrevista à BBC News Mundo.

Victoria’s Secret

A marca informou em comunicado que a nova coleção foi inspirada nas “necessidades de nossos clientes”. De acordo com o diretor criativo da empresa, Raúl Martínes, a contratação de Sofía Jirau tem o propósito de iniciar um momento importante na evolução da marca.

Nos últimos anos, a empresa tem tentado reconstruir sua imagem, mas nem sempre tem conseguido. Os desfiles da Victoria’s Secret com modelos altas e super magras e suas propagandas hipersexualizadas vêm perdendo adeptos e ganhando detratores.

A marca foi afetada pelo surgimento do movimento #MeToo, pelo qual milhares de mulheres denunciaram situações de assédio e abuso sexual em todo o mundo, e por mudanças na percepção do corpo feminino e dos padrões de beleza impostos às mulheres.

Fonte: g1

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.