Sociedade

Seminário Mulheres da Floresta debate protagonismo feminino em territórios da Amazônia

Com o objetivo de potencializar o protagonismo feminino das populações de Unidades de Conservação (UCs), Terras Indígenas (TIs) e Comunidades Remanescentes Quilombolas (CRQs) da Amazônia, e fortalecê-las nas tomadas de decisões em seus territórios, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) promoverá o Seminário “Mulheres da Floresta”, de 28 a 30 de março, em sua sede, localizada na Rua Álvaro Braga, 351, Parque Dez de Novembro, Zona Centro-Sul de Manaus. 

O evento reunirá aproximadamente 80 mulheres de organizações comunitárias, empreendedoras, pesquisadoras, ativistas e especialistas de centros urbanos, advindas de diversas partes da Amazônia, em uma programação com rodas de conversas sobre desafios, políticas públicas, movimentos sociais e gestão de negócios, entre outras atividades. 

Imagem: Giulia Aguiar

Ao final do encontro, as participantes apresentarão o “Manifesto das Mulheres da Floresta”, que abordará os seguintes temas prioritários: mudanças climáticas, segurança, educação, saúde, desenvolvimento econômico, empoderamento e infraestrutura comunitária.  

“Desde o início de suas atividades, em 2008, a FAS sempre trouxe a temática da mulher como prioritária e necessária para fortalecer a importância e o papel feminino no fortalecimento dos seus territórios. Queremos continuar evidenciando esse tema na busca de inserir cada vez mais as mulheres em debates locais, regionais, nacionais e internacionais”, afirma Valcléia Solidade, superintendente de Desenvolvimento Sustentável de Comunidades da FAS. O Seminário Mulheres da Floresta é um evento que tem o apoio de Azul, Bemol, Escola de Ativismo, Vinci Aeroportos e Solar – Coca-Cola.  

Minifeira e roda de conversa no aeroporto 

Anterior ao seminário, a FAS e a Concessionária dos Aeroportos da Amazônia (administrada pela rede VINCI Airports) realizarão uma versão “mini” da tradicional Feira da FAS no Aeroporto Internacional de Manaus, que também terá uma roda de conversa. A feira acontecerá no domingo, dia 26 de março, das 9h às 18h, com entrada gratuita, na área de embarque do aeroporto. Serão dez expositores com produtos ligados à economia verde e criativa de Manaus, como acessórios para cabelos, artesanato, plantas, produtos de jardinagem, artigos de beleza, colecionáveis, óleos essenciais e pinturas, entre outros. 

No dia 27, segunda-feira, o aeroporto também receberá uma roda de conversa sobre desafios e oportunidades do mercado de trabalho para mulheres da Amazônia. O bate-papo será das 10h às 12h e é aberto ao público em geral. 

Programação 

O Seminário “Mulheres da Floresta” começa no dia 28 de março com rodas de conversas sobre os desafios e as vantagens de ser mulher nos territórios amazônicos, o papel das políticas públicas para mulheres da floresta, a atuação das mulheres da FAS, as mulheres nos movimentos sociais e a importância na gestão de negócios, além dos temas de autoestima e autoimagem. O dia encerrará com a apresentação musical das artistas amazônidas Márcia Caminha, Márcia Novo e Ketlen.  

No dia 29, formas de violência, segurança alimentar das populações, cuidados com o corpo e mudanças climáticas serão alguns dos temas tratados no evento. De tarde, a programação segue com levantamento, elaboração e socialização de propostas para o “Manifesto das Mulheres da Floresta”. 

O último dia de programação, 30, terá debates sobre educação, empreendedorismo, impacto socioambiental, protagonismo feminino e política nacional. O encerramento acontecerá com a entrega e o envio do documento “Manifesto das Mulheres da Floresta” para representantes políticos do Amazonas e do país.  

Imagem: Giulia Aguiar

Mais recentes

ArteEntretenimento

Teatro Gebes Medeiros promove oficinas de PaperCraft de Natal com material e inscrições gratuitas

A atividade faz parte das ações do ‘Mundo Encantado do Natal’ e estimula a produção artística e formativa do público
Entretenimento

Espetáculo gratuito ‘Vovó Natalina’ se apresenta no Parque Rio Negro, neste sábado (13)

A apresentação da Casa Zeus aborda a chegada da mãe do Papai Noel para salvar o Natal juntamente com personagens clássicos do período natalino
somzera
EntretenimentoMúsica

SomZera Fest 2025 reúne artistas independentes em Boa Vista neste sábado (13); veja line-up

Festival reúne bandas independentes de Roraima com shows de rock, pop e hip hop
teatro amazonas
EntretenimentoMúsica

Concerto de Natal no Teatro Amazonas reúne Filarmônica e Coral; veja programação

Apresentações ocorrem de 12 a 15 de dezembro e reúnem Coral do Amazonas e Filarmônica em um repertório clássico natalino
ArteEntretenimento

Teatro Gebes Medeiros promove oficinas de PaperCraft de Natal com material e inscrições gratuitas

A atividade faz parte das ações do ‘Mundo Encantado do Natal’ e estimula a produção artística e formativa do público
Entretenimento

Espetáculo gratuito ‘Vovó Natalina’ se apresenta no Parque Rio Negro, neste sábado (13)

A apresentação da Casa Zeus aborda a chegada da mãe do Papai Noel para salvar o Natal juntamente com personagens clássicos do período natalino
EntretenimentoMúsica

SomZera Fest 2025 reúne artistas independentes em Boa Vista neste sábado (13); veja line-up

Festival reúne bandas independentes de Roraima com shows de rock, pop e hip hop
EntretenimentoMúsica

Concerto de Natal no Teatro Amazonas reúne Filarmônica e Coral; veja programação

Apresentações ocorrem de 12 a 15 de dezembro e reúnem Coral do Amazonas e Filarmônica em um repertório clássico natalino

Relacionadas

EntretenimentoMúsicaSem categoria

Liah Soares lança seu novo clipe ‘Deusa do Amor’, uma celebração à mulher amazônica e ao sagrado feminino

A cantora e compositora paraense Liah Soares disponibilizou seu novo projeto audiovisual “Deusa do Amor”, terceira faixa do álbum “Amazônia Beats”, projeto que destaca a sua identidade artística e espiritual. O clipe já está disponível no canal oficial da cantora no Youtube @LiahSoares e foi gravado na aldeia Itaaca em Altamira, no Pará, com o […]

EntretenimentoMúsica

Instituto Alok e artistas indígenas lançam a Coleção Som Nativo, projeto em destaque para a preservação da língua originária e sua riqueza cultural

A Coleção Som Nativo, composta por sete álbuns inéditos de diferentes etnias, é contribuição do Instituto Alok à Década Internacional das Línguas Indígenas (2020-2030) em cooperação com a Unesco visto que, devido à ameaça de extinção dessas línguas, a música é uma ferramenta que incentiva a preservação e transpassa o seu significado para diferentes gerações. […]

Comunicação

VTM Mídia: Comunicação em movimento em todas as zonas de Manaus

Conheça a empresa responsável por 350 telas midiáticas no transporte coletivo da capital amazonense
Acessar o conteúdo