Representantes de movimentos sociais, comunidades tradicionais e indígenas, universidades e do Ministério da Saúde debatem no dia 25 de outubro, em Manaus, o sistema vacinal brasileiro e a situação do Brasil em relação à produção de vacinas, bem como a preparação do país para novas pandemias. O “Seminário Desigualdades, Vacinas e Pandemias” é promovido pela Fiocruz Amazônia e Oxfam Brasil, que aproveitará a oportunidade para lançar uma nota técnica sobre o tema.
Os debates partem do contexto histórico com o painel “50 Anos do Programa Nacional de Imunizações: Desafios do Acesso à Vacina no Brasil”, que será apresentado pela coordenadora da Associação Brasileira de Saúde Coletiva, Ana Maria de Brito, e conta com representantes do Ministério da Saúde e Fiocruz Amazônia no debate.
Para comentar as “Desigualdades e Acesso a Vacinas: Produção Nacional e Orçamento Público”, o evento recebe pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e um representante da Coordenação de Povos Indígenas de Manaus e Entornos (COPIME), instituição que tem como missão fortalecer a luta dos povos originários, grupo prioritário em campanhas de vacinação.
Jefferson Nascimento, coordenador de Justiça Social e Econômica da Oxfam Brasil, discutirá durante o seminário a importância da ampliação do investimento em vacinas não apenas para contornar a crise atual, mas também para o futuro.
“O sistema de saúde precisa se preparar para eventos futuros que vão pressionar a demanda por cuidado, tal como o envelhecimento da população e as mudanças climáticas”, afirma Jefferson Nascimento.
Serviço
Seminário Desigualdades, Vacinas e Pandemias
Quando: 25 de outubro de 2023, das 9 às 18 horas
Onde: Fundação Oswaldo Cruz – Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz/Amazônia), Salão Canoas – Manaus / AM
Realização: Oxfam Brasil e ILMD/Fiocruz Amazônia
Programação
9h00 – 9h15 – Boas-vindas
Stefanie Lopes (ILMD/Fiocruz Amazônia) e Jefferson Nascimento (Oxfam Brasil)
9h15 – 10h30 – 50 Anos do Programa Nacional de Imunizações: Desafios do Acesso à Vacina no Brasil
Andréa Brandão Beber (ILMD/Fiocruz Amazônia), Ethel Maciel (Ministério da Saúde), Tatyana Costa Amorim Ramos (Fundação de Vigilância em Saúde – AM)
Coordenação: Ana Maria de Brito (Abrasco)
10h30 – 10h45 Café
10h45 – 12h00 – Desigualdades, Vacinas e Pandemia de Covid-19
Deisy Ventura (Faculdade de Saúde Pública, USP), Jesem Orellana (ILMD/Fiocruz Amazônia), Tereza de Jesus da Silva (Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas – Conaq)
Coordenação: Veriano Terto (ABIA/GTPI)
12h00 – 13h15 – Desigualdades e Acesso a Vacinas: Produção Nacional e Orçamento Público
Marcivana Paiva (Coordenação dos Povos Indígenas de Manaus – Copime), Cristiane Pereira (Cepedisa/FSP-USP), Pedro Romero (Made-USP)
Coordenação: Aldinéia Machado (Conam)
13h15 – 14h30 Almoço
14h30 – 16h00 – Desigualdades, Comunicação e Acesso a Vacinas
Elaíze Farias (Amazônia Real – Manaus), Thiago Borges (Periferia em Movimento – São Paulo), Leticia Pasuch – Nonada (Porto Alegre)
Coordenação: Ronaldo Matos (Desenrola e Não Enrola)
16h00 – 17h15 Propriedade Intelectual versus Saúde Pública: O Papel do Licenciamento Compulsório nas próximas Pandemias
Jorge Bermudez (ENSP/Fiocruz)
Coordenação: Susana van der Ploeg (ABIA/GTPI)
17h15 – 17h30 Café
17h30 – 18h00 – Encerramento: Desigualdades, Vacinas e Pandemias
Eloísa Machado (FGV Direito SP)
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.