A família real britânica declarou oficialmente na tarde desta quinta-feira, 8, o falecimento da monarca mais longeva a ocupar o trono britânico, a então rainha Elizabeth II. Aos 96 anos de idade, Elizabeth II marca o legado de 70 anos de reinado.
Segundo a Casa Real Britânica, a morte foi pacífica e ocorreu no Castelo de Balmoral, na Escócia. Elizabeth II deixa o trono para seu filho e sucessor direto, Charles III.
“Lamentamos profundamente o falecimento de uma Soberana querida e de uma Mãe muito amada. Eu sei que sua perda será profundamente sentida em todo o país, nos Reinos e na Commonwealth, e por inúmeras pessoas ao redor do mundo”, expressa o novo rei em pronunciamento.
Elizabeth Alexandra Mary, nascida em 21 de abril de 1926, em Londres, tornou-se rainha do Reino Unido ainda jovem, aos 25 anos de idade, em 1952. Antes disso, em novembro de 1947, casou-se com o príncipe Philip, que faleceu aos 99 anos em 2021, após 73 anos de matrimônio.
Elizabeth II viveu a vida de rainha passando por fatos históricos, intrigas da vida de realeza, relações políticas, e sob os holofotes da mídia.
Sua duradoura vida, cercada por legados, virou tema para a cultura pop. No mundo cinematográfico, foi inspiração para personagens de filmes e séries, incluindo a aclamada “The Crown“.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.