No último domingo, 1º de janeiro, Luiz Inácio Lula da Silva tomou posse, em Brasília, como presidente do país. A cerimônia, que foi assistida de perto por milhares de brasileiros que estiveram na Esplanada dos Ministérios, teve um momento inédito: Lula recebeu a faixa das mãos de oito pessoas que representavam o povo brasileiro.
Num ato histórico e carregado de simbolismo, um grupo diverso de cidadãos subiu a rampa do Palácio do Planalto ao lado do presidente eleito e foi responsável pela passagem de faixa, tradicionalmente feita pelo governante antecessor. Mas quem são esses brasileiros e essas brasileiras?
Francisco, de 10 anos, mora em Itaquera, periferia de São Paulo. É filho de uma assistente social e um advogado que atuam nas causas sociais. Depois de assistir ao filme sobre a vida do presidente Lula e com a atenção e carinho que recebeu do presidente no Natal dos catadores, Francisco diz que também pode ser presidente.
Filha e neta de catadoras, Aline Sousa, de 33 anos, é catadora desde os 14 anos. Foi eleita, em 2012, diretora secretária da Rede CENTCOOP-DF e, três anos depois, como a primeira Presidenta da Rede. Hoje, está no seu terceiro mandato. Ingressou no Movimento Nacional dos Catadores como articuladora nacional em 2013, representando os catadores e as catadoras do Distrito Federal. Atualmente, é responsável pela Secretaria Nacional da Mulher e Juventude da Unicatadores. Beneficiária do programa Minha Casa Minha Vida, ela é mãe de sete crianças.
O cacique Raoni Metuktire dedicou sua vida à defesa da Amazônia e dos povos da floresta. Da aldeia Kraimopry-yaka, onde nasceu, o cacique rodou o mundo pedindo paz. Aos 90 anos, Raoni segue firme e forte, sempre buscando a paz.
Weslley Viesba Rodrigues Rocha, de 36 anos, é metalúrgico do ABC desde os 18 anos. Natural de Diadema, Weslley é casado e pai de dois meninos: Cauã, de 18 anos, e Apolo, de dois meses. Formou-se em Educação Física com o auxílio do Programa de Financiamento Estudantil (Fies). Também possui na sua formação os cursos técnicos profissionalizantes de Desenho Técnico, Matemática Aplicada, Eletricista e Comandos Elétricos, do SENAI da Escola Livre para Formação Integral “Dona Lindu”.
Murilo de Quadros Jesus, 28 anos, filho de Margarida Cristina de Quadros e Júlio César de Jesus, é professor formado em Letras Português e Inglês (UTFPR) e mora em Curitiba. Atuou como professor de português como língua adicional na Universidad de La Sabana (Bogotá, Colômbia) entre 2016 e 2017 e foi bolsista Fulbright como professor de português na Bluefield College (West Virginia, EUA) entre 2021 e 2022.
Paranaense nascida em Palotina, Jucimara Fausto dos Santos sempre dedicou sua vida à cozinha. Num concurso de culinária na Vigília Lula Livre, ela foi chamada para fazer pão e cozinhou para os presentes durante 10 meses. Hoje, Jucimara cozinha para a Associação dos Funcionários da Universidade Estadual do Maringá e, quando pode, faz pão para doação.
Ivan Baron, jovem Potiguar, aos três anos de idade teve meningite viral, doença que causou a sua paralisia cerebral. Referência na luta anticapacitista e considerado um dos embaixadores da inclusão numa sociedade tão excludente, ele se coloca no lugar de ensinar com afeto e carinho.
O artesão Flávio Pereira, de 50 anos, é natural de Pinhalão, no estado do Paraná. Ele esteve na vigília Lula Livre durante os 580 dias em que o presidente esteve preso, ajudando nas atividades do cotidiano.
*Foto da capa: Tânia Rego/Agência Brasil
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.