Sociedade

Primeira norma mundial de combate à violência feminina poderá ser adotada pelas organizações

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e o Instituto Nós Por Elas anunciaram a criação da proposta de norma internacional, no âmbito da Organização Internacional de Normalização (ISO), que estabelece os requisitos para a adoção de boas práticas no combate à violência contra as mulheres, visando reduzir as estatísticas de violência contra as mulheres.

O documento baseado na Prática Recomendada ABNT PR 1019  — Boas práticas no combate à violência contra as mulheres nas organizações — Requisitos, que está em Consulta Nacional até o dia 28 de agosto, será aplicável a qualquer tipo de organização, pública ou privada, independentemente da sua dimensão, localização e negócio.

A entrega do pedido de criação da norma internacional foi realizada pelo Presidente da ABNT, Mario William Esper e pelo Instituto Nós Por Elas, ao Secretário-geral da ISO, Sérgio Mujica. 

“A proposta brasileira poderá orientar organizações de todo o mundo, em como adotar medidas efetivas em combate à violência contra a mulher e reduzir as estatísticas. Para tanto, a norma da ABNT define 11 tipos de violência contra a mulher e requisitos que vão do estabelecimento de um termo de compromisso, campanhas, ações educativas, capacitação dos colaboradores, código de ética até parcerias com organizações não governamentais (ONG), da sociedade civil e institutos”, afirma Mário William.

Para o Secretário-geral da ISO, Sérgio Mujica, a criação de normas internacionais que atendam a questão de gênero é fundamental. “O Brasil está liderando essa discussão na ISO com a proposta da primeira norma nacional desenvolvida pela ABNT no combate à violência contra as mulheres nas organizações. É um passo muito importante para que se torne internacional”, ressalta Mujica. Atualmente, a ISO conta com 167 países membros.

Certificação Nós Por Elas

O procedimento de certificação da ABNT desenvolvido com o Instituto estabelece o processo para concessão e manutenção da certificação para empresas, organizações e instituições, que comprovem a adoção dos critérios estabelecidos, com o objetivo de reduzir as estatísticas de violência contra a mulher.

A primeira entidade a firmar parceria com a ABNT para obtenção do Selo foi o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O anúncio foi feito pelo presidente do CNMP, Augusto Aras, na última terça-feira, 8, durante a 11ª Sessão Ordinária de 2023.

Para obter o certificado, a organização, pública ou privada, independente do seu porte, será submetida a auditoria no Sistema de Gestão das Boas Práticas no combate à violência contra a mulher estabelecida pela ABNT, que avalia 14 diferentes indicadores. Ao todo serão quatro níveis (Platina, Ouro, Prata ou Bronze) de Certificação, conforme a pontuação obtida nas médias globais dos indicadores.

Outras entidades e empresas já manifestaram o interesse em aderir a Certificação em Boas Práticas no Combate à Violência Contra as Mulheres, da ABNT e o Instituto Nós Por Elas, como a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), o Banco Regional de Brasília (BRB), Associação Brasileira dos Fabricantes de Materiais para Saneamento (ASFAMAS) o e Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

 

Mais recentes

ArteEntretenimento

Teatro Gebes Medeiros promove oficinas de PaperCraft de Natal com material e inscrições gratuitas

A atividade faz parte das ações do ‘Mundo Encantado do Natal’ e estimula a produção artística e formativa do público
Entretenimento

Espetáculo gratuito ‘Vovó Natalina’ se apresenta no Parque Rio Negro, neste sábado (13)

A apresentação da Casa Zeus aborda a chegada da mãe do Papai Noel para salvar o Natal juntamente com personagens clássicos do período natalino
somzera
EntretenimentoMúsica

SomZera Fest 2025 reúne artistas independentes em Boa Vista neste sábado (13); veja line-up

Festival reúne bandas independentes de Roraima com shows de rock, pop e hip hop
teatro amazonas
EntretenimentoMúsica

Concerto de Natal no Teatro Amazonas reúne Filarmônica e Coral; veja programação

Apresentações ocorrem de 12 a 15 de dezembro e reúnem Coral do Amazonas e Filarmônica em um repertório clássico natalino
ArteEntretenimento

Teatro Gebes Medeiros promove oficinas de PaperCraft de Natal com material e inscrições gratuitas

A atividade faz parte das ações do ‘Mundo Encantado do Natal’ e estimula a produção artística e formativa do público
Entretenimento

Espetáculo gratuito ‘Vovó Natalina’ se apresenta no Parque Rio Negro, neste sábado (13)

A apresentação da Casa Zeus aborda a chegada da mãe do Papai Noel para salvar o Natal juntamente com personagens clássicos do período natalino
EntretenimentoMúsica

SomZera Fest 2025 reúne artistas independentes em Boa Vista neste sábado (13); veja line-up

Festival reúne bandas independentes de Roraima com shows de rock, pop e hip hop
EntretenimentoMúsica

Concerto de Natal no Teatro Amazonas reúne Filarmônica e Coral; veja programação

Apresentações ocorrem de 12 a 15 de dezembro e reúnem Coral do Amazonas e Filarmônica em um repertório clássico natalino

Relacionadas

ComunicaçãoEntretenimento

Oficina Gratuita de Slime Neon é atração de férias no Millennium Shopping

O Millennium Shopping realiza a partir desta quarta-feira, 15 de janeiro, das 15h às 19h, a 3ª edição da Oficina de Slime Neon. A atividade segue até o dia 24, é gratuita e será uma oportunidade para estimular a imaginação e criatividade de crianças e, ainda, desenvolver a coordenação motora e cognitiva, raciocínio, visão e […]

ComunicaçãoSociedade

Documentários do Norte ganham destaque na 17ª edição do In-Edit Brasil, em São Paulo

A 17ª edição do In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical chega a São Paulo entre os dias 11 e 22 de junho, reunindo uma seleção nacional e internacional de filmes que exploram a diversidade sonora do país. Neste ano, produções da região Norte se destacam na programação, reafirmando a riqueza cultural amazônica por […]

Circuito Amazônico de Quadrinhos
EntretenimentoFilmes, séries e TV

Circuito Amazônico de Quadrinhos 2026 anuncia datas e inscrição para o ‘Beco dos Artistas’

Sete cidades irão integrar o circuito de 2026; inscrições para a participação de artistas seguem até 8 de dezembro
Acessar o conteúdo