O Ministério da Saúde anunciou a ampliação da vacinação contra o HPV (papilomavírus humano quadrivalente), seguindo recomendações de sociedades científicas. A partir de agora, homens e mulheres de até 45 anos transplantados, pacientes oncológicos ou vivendo com HIV/aids podem se vacinar contra a doença. O esquema tradicional de três doses continuará sendo usado, independentemente da idade.
A vacina HPV quadrivalente previne os cânceres relacionados aos HPV 16 e 18; cânceres de colo do útero, de vulva e vagina; o câncer peniano e cânceres de orofaringe e anal em homens e mulheres, além das verrugas genitais nos dois sexos relacionadas ao HPV 6 e 11.
Podem se vacinar meninas de 9 a 14 anos; meninos de 11 a 14 anos; e homens e mulheres imunossuprimidos de 9 a 45 anos, que vivem com HIV/aids, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.