Pesquisador da UEA vence o Prêmio Jovem Cientista pelo impacto na inclusão digital
Professor premiado com o Mérito Científico do PJC foi fundamental na criação do primeiro doutorado profissional de Enfermagem na Região Norte do país
O professor Darlisom Sousa Ferreira, pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), foi agraciado com o Prêmio Jovem Cientista na categoria Mérito Científico. A premiação reconhece sua destacada contribuição na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais voltadas para conectividade e inclusão digital.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Natural de Santarém (PA), Ferreira iniciou sua carreira como enfermeiro na rede básica de saúde e em unidades de terapia intensiva. Durante o mestrado em Educação na Universidade do Estado do Pará (UEPA), aproximou-se do campo das tecnologias educacionais, consolidando uma trajetória acadêmica com mais de 50 artigos publicados e cerca de 70 orientações em iniciação científica e pós-graduação.
Entre seus trabalhos mais relevantes, destaca-se sua tese de doutorado, na qual desenvolveu um aplicativo voltado à prática educativa de enfermeiros na Estratégia Saúde da Família. Além disso, coordena programas de extensão como o Ajuri, que utiliza tecnologias relacionais com povos indígenas em áreas urbanas, e o Espia Só, que promove educação em saúde por meio de conteúdos audiovisuais digitais.
Imagem: Reprodução/Internet
Ferreira enfatiza a importância de uma ciência acessível e participativa, afirmando: “Não existe produzir conhecimento sem dar lugar de fala a trabalhadores, a povos tradicionais, a quilombolas.”
A 30ª edição do Prêmio Jovem Cientista, promovida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em parceria com a Fundação Roberto Marinho, tem como tema “Conectividade e Inclusão Digital” e conta com o apoio da Editora Globo, do Canal Futura e do SESI-Lab.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.