A Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) e a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) assinaram um termo de cooperação com o objetivo de fortalecer a identidade dos povos indígenas da Amazônia.
As organizações passam a realizar um trabalho em conjunto baseado em quatro pilares principais: proteção territorial, sustentabilidade, bem-viver e permanência nos territórios.
O coordenador geral da Coiab, Toya Manchineri, ressalta que a parceria é muito importante para a “implementação de ações, principalmente no Amazonas, e para a captação de recursos maiores”.
Desde 1989, a Coiab atua pelos direitos de mais de 180 povos indígenas distintos e se configura como a maior em representação indígena regional do Brasil e da Bacia Amazônica.
Para a FAS, a parceria inédita com a Coiab fortalece e amplia o compromisso com a valorização e o respeito dos direitos dos povos indígenas apoiados por meio do trabalho da Agenda Indígena da instituição.
Rosa dos Anjos, supervisora da Agenda Indígena da FAS, destaca que o planejamento das ações firmadas também recebeu o suporte de outras organizações indígenas.
“Fizemos um planejamento com o apoio de 13 organizações indígenas e, com a Coiab, vamos trabalhar em cima das necessidades que foram mapeadas. Viemos para somar”, acrescentou.
FAS e Agenda Indígena
Criada em 2018, a Agenda Indígena da FAS desenvolve seu plano de atuação a partir de alguns eixos prioritários, como saúde, educação, gênero e geracional, produção sustentável e mudanças climáticas. No âmbito dos projetos já realizados pela agenda, destacam-se a arquearia indígena, a canoagem indígena e a instalação de pontos de inclusão digital em aldeias do Amazonas.
Sobre a Coiab
A Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) tem como missão defender os direitos dos povos indígenas à terra, saúde, educação, cultura e sustentabilidade, considerando a diversidade de povos e visando sua autonomia por meio de articulação política e fortalecimento das organizações indígenas.
A Coiab atua em nove estados da Amazônia Brasileira (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), sendo subdividida em 64 regiões de base, e está articulada com uma rede composta por associações locais, federações regionais e organizações de mulheres, professores e estudantes indígenas.
A Coiab também integra outras redes de organizações indígenas nos âmbitos nacional e internacional, compõe a base da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e é vinculada à Coordenação das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica (Coica).
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.