Isabella Botelho; 18/04/2023 às 12:30

ONG Visão Mundial lança “Selo Empresa Amiga do Migrante” para incentivar a contratação de migrantes e refugiados

Lançamento acontece na próxima quarta-feira, 26

A ONG Visão Mundial vai lançar, na próxima quarta-feira, 26, o “Selo Empresa Amiga do Migrante”, iniciativa que visa reconhecer e certificar as empresas que se engajam na contratação de pessoas migrantes e refugiadas. O evento de lançamento será on-line e ocorrerá às 19h (horário de Brasília), em transmissão ao vivo pelo canal da Visão Mundial no YouTube.

Com a constante e ainda crescente chegada de migrantes e refugiados venezuelanos ao Brasil, a Visão Mundial, por meio do projeto “Ven, Tú Puedes”, atua para fomentar a empregabilidade dessas pessoas, oferecendo cursos profissionalizantes e apoio para inserção no mercado de trabalho. Com o selo Empresa Amiga do Migrante, a ONG busca mobilizar, incentivar e reconhecer as empresas que também estão comprometidas com esta questão social.

De acordo com a Plataforma de Coordenação Interagencial para Refugiados e Migrantes da Venezuela (R4V), estima-se que mais de 435 mil venezuelanos estejam no Brasil na condição de migrantes e refugiados. Desse total, cerca de 70%são jovens com idade entre 18 e 34 anos, sendo que 43% possuem ensino médio completo. Entretanto, a inserção desses indivíduos no mercado de trabalho tem sido um grande desafio.

Segundo a gerente do projeto, Angela Karinne Mota, o lançamento do selo é uma forma de reconhecer o esforço das empresas que estão engajadas na causa da migração e, ao mesmo tempo, incentivar outras empresas a seguirem esse exemplo. “O Selo é um meio de contribuir para a empregabilidade e a integração dessas pessoas na sociedade, apoiando-lhes no processo de garantia de direitos e atuando diretamente no acesso a meios de vida para a transformação que eles buscam ao chegar aqui”, afirma.

Na ocasião, será feita a apresentação da carta compromisso e das ações de sensibilização de empresas no âmbito do projeto “Ven, Tú Puedes!”, que é realizado pela Visão Mundial desde 2018 e conta com o apoio financeiro pelo Escritório de Populações, Refugiados e Migrantes (PRM), do governo dos Estados Unidos. O evento inclui também palestras com representantes da Visão Mundial e empresas que já têm ações voltadas para a causa migratória nas cidades de Boa Vista, Manaus e São Paulo.

A expectativa é que o Selo atraia a atenção de empresas de diversos setores e contribua para a transformação social através da inclusão de migrantes e refugiados no mercado de trabalho.

A iniciativa da Visão Mundial está alinhada com a Agenda 2030 da ONU, que destaca a importância da inclusão e da diversidade no mercado de trabalho como um dos objetivos para o desenvolvimento sustentável.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.