Isabella Botelho; 19/01/2022 às 16:00

Nike e SOMOS CIEE anunciam 21 bolsas de estudo para jovens negros de SP

Iniciativa contempla três diferentes cursos universitários, além de suporte financeiro e psicossocial para os bolsistas

Utilizando o poder do esporte para quebrar barreiras, transformar comunidades e mudar o jogo para todos, a Nike, em parceria com o SOMOS CIEE, anunciou a publicação de um edital com 21 bolsas de estudo voltadas a jovens negros e negras da região metropolitana de São Paulo. O projeto, com quatro anos de duração (2022-2025),  promove o acesso ao ensino superior, reforça o compromisso da marca na promoção da diversidade, equidade e inclusão social.

“Atuamos juntos com organizações sociais, especialistas, atletas e funcionários para criar um futuro mais ativo e com condições de jogo mais iguais para todos, priorizando as comunidades conectadas com nossas lojas. Por isso, a parceria com o SOMOS CIEE é tão importante para potencializar outras iniciativas em execução nesses territórios, ampliando as oportunidades de desenvolvimento humano desses jovens”, ressalta Bruno Teixeira, Gerente de Propósito da FISIA, Distribuidora Oficial Nike no Brasil.

As bolsas, 100% integrais, são oferecidas nos cursos universitários de Administração, Sistemas de Informação e Educação Física da Universidade Anhembi Morumbi e são destinadas a jovens autodeclarados pretos e pardos. O estudante também receberá bolsa auxílio e suporte financeiro durante todo o período de formação para custeio de transporte e alimentação, além de apoio psicossocial e profissional a ser conduzido pelo SOMOS CIEE.

Para o gerente de Assistência Social do CIEE, Rodrigo Miglio Nader, o recorte racial deste primeiro ano de parceria reforça a importância de ações afirmativas para reparar desigualdades sociais históricas.

“O foco em jovens pretos e pardos permite combater uma desigualdade de gerações. São inúmeras barreiras que afastam a juventude da educação e perpetuam essa situação. Mais do que garantir bolsas de estudo, o SOMOS CIEE fornece suporte complementar por meio de apoio psicossocial regular e auxílio financeiro para que esses jovens se mantenham no ensino superior, o que também envolve a participação da família desde o início da jornada”, afirma Rodrigo.

Para iniciar a campanha, a medalhista olímpica de vôlei Fernanda Garay, apoiadora da inciativa, gravou um depoimento nas redes sociais do CIEE convidando todos os jovens a conhecer um pouco mais do programa.

“O esporte nos ensina valores que são fundamentais para conquistarmos vitórias também em nossas vidas pessoais. Agarrar com determinação e dedicação as oportunidades que surgem é um grande ensinamento. E essa parceria da Nike com a Associação Somos CIEE proporciona um futuro mais inclusivo e com mais possibilidades para muitos jovens, então esse é o momento de agarrar esta oportunidade. Não deixem de participar e se inscrever no edital”, enfatiza a atleta.

Fernanda Garay em ação da Nike (Foto: Mariana Pekin)

O edital, contendo todas as informações e documentos necessários para a participação, está disponível no portal do Somos CIEE. Das 21 bolsas de estudo oferecidas, sete serão destinadas para jovens cadastrados no CIEE e as outras 14 serão para comunidades apoiadas pela plataforma “Feito pra Jogar”, compromisso da Nike com parceiros comunitários para fazer as crianças se movimentarem e terem acesso ao esporte.

Condições para se inscrever:

  • Jovens autodeclarados pretos e pardos;
  • Ter cursado integralmente o ensino médio em escola pública;
  • Ter nota do ENEM;
  • Residir na região metropolitana de São Paulo;
  • Ser contemplados (Plataforma Feito pra Jogar): Associação Hurra (Zona Leste), Instituto Esporte & Educação (Zona Oeste), Instituto Família Barrichello (Centro e Lapa), Instituto Janeth Arcain (Santo André ), Instituto JB12 (Guarulhos), ONG Social Skate (Poá) e Projeto Vida Corrida (Capão Redondo).

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.