É sobre arte. Vozes irmanadas, passos que desafiam a gravidade, olhares que movem a plateia da lágrima ao sorriso. É sobre técnica: a perfeição dos cenários, o detalhe feito a mão em cada figurino, a vanguarda da tecnologia para o som e a iluminação perfeitos, as milhares de horas de ensaio e prática dedicados à mágica de uma única noite. Acima de tudo, é sobre paixão: pela fé, pela tradição, pelo espetáculo. Paixão de contar a história de um amor que justifica quem somos – em fé, família, humanidade e esperança.
O Natal da Paz, em Boa Vista, é daqueles raros eventos que transcendem seu papel no calendário: virou uma marca, um sentimento, uma carta de apresentação que toda a cidade tem orgulho de entregar aos visitantes. A Prefeitura de Boa Vista fez, de um auto de Natal, o manifesto da identidade e do talento da capital mais ao Norte do Brasil – e isso diz muito sobre a grandeza desse feito: a distância dos grandes centros traz desafios imensos à logística de um espetáculo que movimenta mais de mil pessoas no palco e recebe mais de 30 mil na plateia. Realizar um único evento desse porte já traria repercussão admirável; transformá-lo numa tradição de quase dez anos, que a cada edição tem o desafio de superar a anterior, é uma conquista digna de mérito na agenda das grandes produções nacionais.
Por trás da moldura exuberante há um DNA essencialmente popular: todos os anos, o palco escolhido para sediar o espetáculo fica distante do centro, no coração da área mais populosa da cidade. Os artistas são membros de programas sociais da Prefeitura, alunos das Oficinas de Teatro e do Curso de Balé oferecidos gratuitamente, além de servidores públicos voluntários.
Este ano, o Natal da Paz trouxe o tema “Renascimento”, em alusão ao movimento artístico e cultural homônimo que mudou a arte da Europa – e, por extensão, do mundo. ‘A Última Ceia’, um dos expoentes máximos da obra de Da Vinci, foi ponto de partida para a idealização da estética dos figurinos, adereços e cenografia do espetáculo.
A noite do dia 17 de dezembro trouxe de presente para Boa Vista um pouco mais de luz às esperanças de um novo ano, e alento aos muitos desafios enfrentados em tempos difíceis. Os aplausos foram merecidos.
O Natal da Paz 2022 foi realizado na Praça Aderval da Rocha Ferreira, no bairro Pintolândia, em Boa Vista – Roraima. O evento contou com a participação de cerca de mil pessoas, entre elenco, direção e bastidores.
*Por: Secretaria Municipal de Comunicação
*conteúdo de responsabilidade do anunciante
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.