A modelo e ativista recifense Domitila Barros foi eleita no último sábado, 19, a Miss Alemanha 2022, no Europa-Park Arena, em Rust. Em Berlim desde 2006, ela se tornou a primeira mulher negra e imigrante a ganhar o concurso no país.
Nascida em Pernambuco, a modelo decidiu se inscrever no Miss Germany após o concurso informar que poderiam participar pessoas de qualquer idade e cor e que o foco seriam os valores das concorrentes.
A nova definição veio por conta de uma mudança no concurso que decidiu se afastar dos estereótipos de objetificação da mulher. Desde 2021, a premissa do Miss Alemanha deixou de ser apenas beleza, para dar lugar à autenticidade, valorização da diversidade e tolerância.
Graduada em Serviço Social, Domitila se mudou para a Alemanha em 2006 para cursar um mestrado em ciências políticas e sociais na Universidade Livre de Berlim, onde também trabalhou como modelo e atriz, além de ser empreendedora e dona de uma loja on-line que vende produtos sustentáveis feitos por mães solteiras de comunidades brasileiras.
Em 2021, a pernambucana foi destacada pelo Ministério das Relações Exteriores da Alemanha numa campanha publicitária por seu ativismo socioambiental, junto com nomes como o da médica Özlem Türeci, cofundadora e diretora médica da BioNTech, responsável pela vacina da Pfizer contra a Covid-19.
Com informações da Mídia Ninja
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.