Patrícia Patrocínio; 30/03/2022 às 16:30

Metaverso e racismo algorítmico são temas de rodas de conversa do Comunidade UX  

Além das rodas de conversa, também serão oferecidas mais de 400 vagas gratuitas em workshops e palestras presenciais e virtuais 

O Comunidade UX, projeto da Bienal de Arte Digital, apresenta as duas últimas Rodas de Conversa desta edição nos dias 30 e 31 de março. Nesta quarta-feira, 30, às 17h, o convidado será o artista multimídia Vitor Milagres, e na quinta-feira, 31, às 16h, é vez da influenciadora e cientista da computação Nina da Hora. A mediação de ambas as rodas é da articuladora cultural Solemni Solange. O evento acontece no térreo do Oi Futuro e tem entrada franca.

Morador de Niterói, Vitor Milagres começou sua carreira como músico com os grupos ROSABEGE e Vulppe e desenvolveu uma trajetória em design com diversos trabalhos em 3D em setores como moda, música e audiovisual. Hoje, cria mapas digitais e universos interativos, com foco em pesquisas sobre o Metaverso. Na roda de conversa, ele irá propor a reflexão sobre espacialidades virtuais, a reestruturação do corpo em ambientes digitais e as diferentes formas de afetividade que podem ser gerenciadas numa arquitetura livre de barreiras físicas. A proposta é discutir sobre o Metaverso e levantar formas práticas de cocriação neste estágio da tecnologia.

Nascida em Duque de Caxias, na baixada fluminense, Nina da Hora fará uma reflexão sobre racismo algorítmico. Trata-se do reconhecimento de uma parcialidade nas funções computacionais que acontecem devido a uma intervenção humana racista; isto é, quando o algorítmico reproduz a discriminação racial de quem o desenvolve.

Nina é membro do conselho de transparência do TSE e do conselho consultivo de segurança do TikTok, além da pesquisadora Cyberbrics CTS/FGV. Além disso, tem experiência no Programa Apple Developer Academy – a formação de desenvolvedores da Apple para estudantes – e participou da conferência Scholarship Apple WorldWide Developers, em 2018, e da Research Scholarship Youth Program Internet – CGI, em 2020. É criadora do Ogunhê Podcast, colunista do MITTechReviewBrasil e do GizModo.

O Comunidade UX é um projeto da Bienal de Arte Digital, que segue até abril na Galeria 3 do Centro Cultural Oi Futuro. Trata-se de uma plataforma de cooperação, informação e, principalmente, de formação sobre arte digital e tecnologia. Suas ações culminam na exposição de trabalhos criados por seus participantes, jovens artistas natos digitais ou não. Além das rodas de conversa, também serão oferecidas mais de 400 vagas gratuitas em workshops e palestras presenciais e virtuais sobre temas como Arte Digital/Cultura Digital; Decolonialismo Digital; Afrofuturismo; Sociedade Pós Digital; Cidadania e Direitos Digitais; Web 3.0; Blockchain e CryptoArt. Para realizar a inscrição, basta acessar o site www.comunidadeux.com 

O Comunidade UX é patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Oi e SEREDE, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.

Fonte: Assessoria.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.