A Anvisa anunciou que a partir desta sexta-feira, 10, a comercialização de todas as pomadas para modelar e trançar cabelos estão proibidas. O órgão enfatiza que enquanto a medida estiver em vigor, nenhum lote desses produtos pode ser comercializado e nem usado por consumidores e profissionais de beleza. Mesmo que os consumidores e salões já tenham e façam uso do produto, devem suspender o consumo imediatamente.
De forma preventiva e temporária, a proibição tem como objetivo proteger a saúde da população. No mais, a Anvisa informa que está realizando testes, provas e análises para elucidar as investigações.
Pessoas que usaram as pomadas buscaram atendimento médico relatando alguns sintomas, como:
- cegueira temporária (perda temporária da visão);
- forte ardência nos olhos;
- lacrimejamento intenso;
- coceira;
- vermelhidão;
- inchaço ocular;
- dor de cabeça.
Os sintomas surgiram depois que as pacientes tomaram banhos de mar, piscina e até mesmo chuva após aplicarem a pomada. Caso tenha alguns dos sintomas citados acima, procure auxílio médico.
A avaliação de risco feita pela Anvisa, em conjunto com o Ministério da Saúde e as Vigilâncias Sanitárias locais, indica que, diante do número de ocorrências, da distribuição geográfica e da diversidade de marcas envolvidas, a medida mais segura é interditar esses produtos até que todas as providências possíveis sejam adotadas, para evitar novos eventos indesejáveis.
Fonte: Anvisa
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.