O McDonald’s vem sendo pressionado a tomar uma atitude em relação a sua permanência na Rússia. A empresa, que se mantém em silêncio a respeito de suas atividades no país, tem deixado os investidores preocupados. No fim da semana passada, o chefe do fundo de pensão do estado de Nova York escreveu cartas para várias companhias, incluindo o McDonald’s, a respeito da situação. No Twitter, os apelos para que a empresa boicote a Rússia também vêm crescendo.
O ministro das relações exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, também criticou o McDonald’s, além da Coca-Cola, durante uma entrevista à CNN, realizada no último dia 6.
“Estamos chateados em ver que companhias como a Coca-Cola e o McDonald’s permanecem na Rússia e continuam fornecendo seus produtos. É simplesmente ir contra os princípios morais básicos continuar trabalhando e ganhando dinheiro na Rússia. Esse dinheiro está encharcado com sangue ucraniano”, declarou.
O McDonald’s ainda não discutiu os planos para suas lojas na Rússia e na Ucrânia. A rede possui 847 lojas na Rússia, sendo 84% delas operadas pela própria companhia. Na Ucrânia, todas as 108 lojas são operadas pela rede. Os negócios dos dois países corresponderam a cerca de 2% das vendas globais da empresa no ano passado e geraram 9% de sua receita total.
A situação é muito difícil para o McDonald’s, de acordo com Ron Culp, ex-executivo de relações públicas e professor da DePaul University. Deixar a Rússia poderia acarretar em mais sofrimento aos cidadãos russos, muitos dos quais se opõem à invasão da Rússia, de acordo com o analista. Se o McDonald’s fechar as lojas na Rússia, poderá enfrentar um longo processo para recuperar a confiança dos consumidores russos quando a guerra terminar, declarou Dulp. “Não é como acender uma luz e dizer ‘Estamos de volta’. O público pode dizer: ‘Vocês nos deixaram em um momento de necessidade’. É uma marca amada pelo povo russo e recuperar essa confiança pode ter um alto custo”.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.