Já pensou como seria uma cidade sem regras de trânsito, semáforos ou limites de velocidade? O conceito de Segurança no Trânsito é muito importante e deveria estar na mente de todo o cidadão, principalmente por se tratar de um conjunto de leis e práticas que garantem que todos possam andar livremente pelas ruas, sem riscos à sua integridade.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), anualmente, em todo o globo, são perdidas mais de 1 milhão de vidas em acidentes de trânsito. Só no Brasil, segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), a cada 15 minutos morre 1 pessoa, e a cada 2 minutos ocorrem casos de sequelas graves no trânsito, o que coloca o país na 4ª posição no ranking da OMS de países com mais vítimas em acidentes de trânsito do mundo. Aproximando ainda mais, estima-se que na Região Norte, de 2000 a 2015, foram mais de 44 mil vítimas no trânsito.
Na plataforma Renaest, do Governo Federal, é possível ter uma visão detalhada dos acidentes de trânsito no país. De acordo com um estudo realizado em 2020 pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação, a principal causa de acidentes no Brasil está ligada à negligência dos motoristas, o que inclui principalmente o uso do celular no volante e dirigir alcoolizado.
Ainda segundo a plataforma, às sextas-feiras e aos sábados ocorrem os recordes de ocorrências de trânsito, seguidos por segundas e quintas-feiras. Além disso, dentre as causas levantadas de acidentes no Brasil, as principais foram:
- Dirigir alcoolizado
- Uso do celular no volante
- Violência no trânsito
- Desrespeito à sinalização
- Velocidade indevida
MAIO AMARELO
Tendo em vista os altos índices de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, o Movimento Internacional Maio Amarelo nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para os perigos do trânsito.
O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil, cuja intenção é colocar em pauta o tema segurança viária, a fim de envolver organizações dos mais diversos segmentos, como órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil, buscando propagar conhecimento e abordar com amplitude a questão do trânsito.
Em razão disso, o que você tem feito para deixar o trânsito mais seguro? As ações de segurança no trânsito devem ser encaradas como hábitos, e não um esforço. Vale ressaltar que medidas simples são capazes de salvar milhares de vidas, então não esqueça de tornar atitudes seguras um hábito.
Abaixo, listamos algumas ações de segurança que evitam acidentes e salvam vidas:
- Nunca dirija alcoolizado ou usando o celular.
- Use cinto de segurança.
- Esteja sempre atento ao que ocorre no trânsito.
- Preste atenção em pedestres, ciclistas, motociclistas, outros motoristas e condições da via.
- Sinalize suas intenções antes de efetuar qualquer manobra.
- Não ultrapasse o sinal amarelo; ele é utilizado para sinalizar que o veículo deve ser parado em instantes.
- Pare completamente o veículo no sinal vermelho.
- Não ande com os faróis quebrados e revise seu veículo sempre que possível.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.