Sofia Lourenço; 09/08/2024 às 17:30

Livro ‘Nas margens do rio Amazonas’ será lançado nesta sexta no Palácio Rio Negro

Autor amazonense estreia na literatura com coletânea de contos que resgata o imaginário e a cultura dos caboclos nas margens do Rio Amazonas

Nesta sexta-feira, 9 de agosto, às 19h, a editora Valer lança o livro “Nas Margens do Rio Amazonas”, obra do escritor Eber Bentes, que foi um dos selecionados no concurso Frauta de Barro 2023 da Valer. O evento será realizado no Palácio Rio Negro, localizado na avenida 7 de setembro, 1546, no Centro de Manaus.

Imagem: Divulgação

“Eber Bentes faz a sua estreia na Literatura, escrevendo contos que têm no seu cerne histórias contadas pelos caboclos do Estado do Amazonas. São as histórias que ouvimos em quaisquer beiradões dos rios amazônicos e que viajam com os seus contadores para as periferias das cidades, onde são transmitidas para os filhos e os netos, conservando o imaginário e sedimentando a memória de gentes das florestas e dos rios”, disse a Neiza Teixeira, coordenadora editorial da Valer. 

Essa coletânea de contos reúne histórias de pessoas diferentes que refletem um tipo de vida rico em cultura, gírias e crenças. São histórias distintas e unidas em uma única obra, proporcionando ao leitor um ritmo empolgante e envolvente do começo ao fim. Muitas vezes, sentimentos como medo e apreensão pelos personagens são despertados durante a leitura das histórias.

Larissa Lacerda, paraibana, amiga do autor, que escreveu a apresentação da obra, disse que como todo brasileiro, cresceu ouvindo sobre como cada região tem sua própria identidade – fruto de uma grande miscigenação de povos. 

“Chegar ao Estado do Amazonas em 2015, onde morei por alguns anos, foi me deparar com um mundo novo e cheio de diversidade. Assim é a experiência de ler Nas margens do rio Amazonas”, escreveu.

A obra apresenta um desfecho que vai além do vilão se dar mal no final. Além de evidenciar o regionalismo, busca compreender como a ganância ameaça a identidade e a alma humana.

Sobre o autor

Imagem: Divulgação

Eber Bentes fez graduação em Engenharia, porém não se sentiu à vontade. Ele percebeu que, sendo um bom leitor desde a infância – deve isso à sua mãe -, havia habituando-se ao discurso das Ciências Humanas e ao fato de que a Literatura era o lugar em que queria estar. Este é o livro de estreia do Astronauta Literário, como Eber Bentes se nomeia.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.