O Lab Negras Narrativas Amazônicas prorrogou o prazo de suas inscrições, voltadas a obras audiovisuais amazônicas. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 1o de março, via formulário eletrônico disponível no Instagram ou no site da Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (Apan). O laboratório acontece em Belém (PA) entre os dias 3 e 8 de abril de 2023 e oferece imersão com workshops e estudos para aperfeiçoamento profissional, prêmio de R$ 10 mil, e mais.
O Lab é direcionado a diretores, roteiristas e produtores negros, e visa construir estratégias e planos de ação de inserção e permanência dos profissionais no mercado audiovisual brasileiro e internacional.
Poderão ser inscritas obras audiovisuais, em etapa de desenvolvimento, do gênero de ficção e documentário, nos formatos narrativas seriadas, longas e curtas metragens. O resultado da seleção será divulgado no site e nas redes sociais da Apan em março.
Pela primeira vez, o laboratório será realizado na Amazônia, exclusivamente para quem mora em um dos nove estados da Amazônia Legal: Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão. A edição será realizada de forma presencial em Belém entre os dias 3 e 8 de abril de 2023, com atividades divididas em espaços distintos da cidade.
A imersão oferecida pelo Lab Negras Narrativas Amazônicas trabalhará com metodologia de workshops e estudos de caso voltados para aperfeiçoamento profissional, atualização dos debates do mercado audiovisual e reflexão do pensamento negro nas artes. Além de consultorias de roteiros e argumentos, haverá encontros individuais com consultores do mercado nacional e workshops com profissionais do mercado nacional.
Serão selecionados seis projetos. No final do Lab, as equipes e os projetos selecionados participarão de banca de pitching. Após o pitching, três projetos, um de cada formato, receberão prêmio no valor de R$ 10 mil, como recurso para investimento no desenvolvimento da proposta.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.