Thaís Andrade; 08/02/2023 às 17:30

Itaú Unibanco e Instituto +Diversidade oferecem oficinas de elaboração de projetos voltados à diversidade LGBTQIAP+ no Norte

As oficinas acontecerão nos dias 10 e 14, em Manaus (AM) e Belém (PA), respectivamente

Com o objetivo de apoiar o aperfeiçoamento de propostas de projetos sociais de participantes que queiram se inscrever na 5ª edição do Edital LGBT+ Orgulho e que estejam localizados na Região Norte do país, o Itaú Unibanco, em parceria com o Instituto +Diversidade, abriu inscrições para a “Oficina de Elaboração de Projetos Para Editais – da Idealização à Estruturação”. As oficinas acontecerão nos dias 10 e 14, em Manaus (AM) e Belém (PA), respectivamente.

Ao todo, serão disponibilizadas 135 vagas, e podem se inscrever pessoas físicas ou jurídicas e grupos ou coletivos, formais ou informais, que já desenvolvem ou pretendem desenvolver projetos voltados à comunidade LGBTQIAP+. Os interessados poderão se inscrever pelo formulário, clicando aqui.

Os inscritos participarão de capacitações e oficinas sobre empoderamento socioemocional, elaboração de projetos com base no método Canvas, planejamento, estruturação da gestão de orçamento, cronograma e escopo. As aulas serão ministradas por Diogo Rodrigues, analista de projetos sênior do Instituto +Diversidade, e terão a participação de Ricardo Sales, presidente do Conselho do Instituto +Diversidade e CEO da Mais Diversidade, a maior consultoria de diversidade e inclusão da América Latina.

Os participantes ainda terão acesso a conteúdos e ferramentas que servirão de apoio para inscreverem seus projetos no 5º Edital LGBT+ Orgulho, com inscrições abertas entre os dias 6 de fevereiro e 3 de março. As inscrições para o edital são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente por meio do preenchimento do formulário eletrônico.

Podem participar organizações sem fins lucrativos, pessoas físicas e grupos ou coletivos, formais ou informais, que já desenvolvem ou pretendem criar propostas voltadas à comunidade LGBTQIAP+ nas frentes de empreendedorismo, geração de renda ou empregabilidade.

“Com esta mentoria, será possível apoiar a viabilização de projetos que fomentem a empregabilidade e geração de renda para pessoas LGBTQIAP+ do Norte. O edital gera oportunidade para os projetos contemplados e proporciona impacto positivo para a sociedade”, diz Luciana Nicola, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade do Itaú Unibanco.

“Projetos sociais dos mais variados são concebidos todos os dias, mas nem sempre são passados da maneira correta para o papel, e com isso os investidores sociais acabam perdendo oportunidades de impulsionar mudanças em todo um ecossistema. Notamos muito isso nas últimas edições do edital: pessoas com grandes ideias, mas que não conseguiam traduzi-las de forma a atender os critérios para validação. Portanto, queremos auxiliar a todos, e nessa edição estamos fazendo um piloto na Região Norte do país”, afirma João Torres, presidente-executivo do Instituto +Diversidade.

Sobre o Instituto +Diversidade

O Instituto +Diversidade é uma organização sem fins lucrativos que mobiliza recursos para articular soluções de alto impacto social. A partir do voluntariado, atua nos pilares de empreendedorismo, empresas e mercado e redes de apoio, com a visão de empoderar e fomentar o ganho de autonomia financeira e segurança psicológica da população LGBTI+ do Brasil. A organização tem como público-alvo pessoas LGBTI+, projetos e empresas lideradas por pessoas LGBTI+ e empresas engajadas com a causa da comunidade.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.