O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura (MinC), lançará no dia 12 de setembro a Brasiliana Museus, plataforma online e gratuita destinada a conectar e disponibilizar ao público acervos de museus brasileiros.
Pensada com o objetivo de democratizar o acesso à cultura, a Brasiliana Museus permitirá explorar e pesquisar coleções de diversas instituições culturais em um só lugar. Qualquer museu brasileiro que cumpra com requisitos técnicos mínimos poderá aderir ao agregador digital, disponibilizar seus conteúdos e fazer parte da rede.
A Brasiliana Museus será lançada com mais de 20 mil itens digitalizados de 20 museus brasileiros que já aderiram à iniciativa, coleções que adiantam uma mostra daquela que deverá ser uma das características marcantes da plataforma: sua pluralidade e diversidade.
A ferramenta engloba uma ampla diversidade de acervos, abarcando diferentes regiões do país, épocas históricas e áreas de conhecimento. Contará com serviço de busca integrada e curadorias temáticas que reunirão peças de diferentes museus sobre um mesmo assunto, permitindo navegar pelos acervos a partir de conteúdos especializados e comparar peças de diferentes museus sobre um mesmo tema.
O lançamento da Brasiliana Museus acontecerá no dia 12 de setembro a partir das 14h no Museu do Ipiranga, em São Paulo (SP), em evento para representantes convidados do setor de museus brasileiro que será transmitido ao vivo pelo canal do Ibram no YouTube.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.