Thaís Andrade; 24/04/2023 às 17:30

Instituto 3M anuncia parceria com Unicef Brasil para geração de oportunidades a jovens da região Amazônica

A iniciativa, que terá início ainda neste semestre, promove oportunidades de formação, participação cidadã, capacitação profissional e acesso ao mundo de trabalho para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade

No Brasil, atualmente mais de 6,6 milhões de jovens entre 18 e 24 anos não têm acesso à educação e oportunidades de trabalho. Além disso, mais de 11 milhões de jovens nesta mesma faixa etária dependem de programas sociais para sobreviver. Pensando em ser um agente de transformação desta realidade, o Instituto 3M e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef Brasil) lançam o programa Upshift, que tem como objetivo desenvolver e capacitar jovens para o mercado de trabalho, além de oferecer mentoria profissional como o empreendedorismo.

O projeto se baseia na construção de competências transferíveis, o que inclui a resolução de problemas, pensamento crítico, criatividade, colaboração, comunicação e capacidade de liderança. Além de empoderamento de adolescentes e jovens, o que inclui o estímulo à confiança, resiliência e envolvimento cívico, já que o programa reforça a importância de os jovens se envolverem e serem protagonistas de ações efetivas em prol de suas comunidades.

Esta edição do programa Upshift será realizada em Manaus (AM), capital integrante da estratégia #Agenda Cidade Unicef, uma iniciativa do Unicef, em parceria com o Governo do Amazonas e Prefeitura de Manaus, que mobiliza ações de garantia de direitos de crianças e adolescentes, com foco no bairro Colônia Antônio Aleixo. A expectativa é que sejam atendidos 250 adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade.

“As empresas brasileiras têm o potencial de criar diversas oportunidades e apoiar jovens que estão em situação de vulnerabilidade. Por isso, a proposta dessa parceria entre a 3M e Unicef Brasil é promover a garantia de direitos e gerar possibilidades para a capacitação profissional com o intuito de melhorar a vida dessas pessoas”, afirma Marcelo Oromendia, diretor-presidente da 3M Brasil e vice-presidente de governança de país da 3M para a América Latina.

“O Upshift é uma oportunidade para apoiar adolescentes e jovens a se tornarem uma força de mudança social e econômica. Para que essa geração tenha o presente e o futuro que merece, é preciso garantir o direito a políticas e programas que fomentem a transição positiva para o mundo do trabalho. Por meio dessa parceria com 3M, vamos contribuir para essa transformação, levando formação e oportunidades para os adolescentes e as adolescentes de Manaus”, diz Rayanne França, oficial de Desenvolvimento e Participação de Adolescentes do Unicef no Brasil.

Etapas do projetos

O projeto acontece ao longo do ano e será dividido pelas seguintes etapas:

1º Semestre

Thinking e Inovação

O objetivo desta ação é auxiliar os participantes na prototipagem de suas soluções, mostrando qual foco deve ser dado e quais pontos devem ser melhorados com o engajamento de especialistas do Instituto 3M.

Desenvolvimento de competências para a vida: metodologia de educação entre pares que visa o autoconhecimento bem como a identificação de competências e formação de capacidades de liderança entre os jovens. As atividades são voltadas para o desenvolvimento do pensamento analítico, melhoria da autoestima e comunicação, entendimento sobre a garantia de direitos e participação cidadã.

Também faz parte da etapa a capacitação em instituições formadoras para o acesso a vagas no mercado de trabalho como aprendizes (elaborar currículo, apresentação para entrevistas, entre outros). Durante todo o período serão oferecidas oficinas de marketing digital e comunicação para o desenvolvimento.

2º Semestre

Workshop sobre inovação

Cem jovens participarão de uma Jornada de Ideação de design thinking que funcionará como uma etapa opcional. 

Os participantes selecionados serão organizados em equipes temáticas compostas por até dez integrantes cada. As equipes proponentes deverão, ao final da segunda fase, preparar uma apresentação para a banca avaliadora, ou seja, deverão apresentar o resultado do desenvolvimento do projeto proposto. Ao final do semestre serão escolhidos cinco projetos inovadores que receberão um recurso financeiro de apoio para sua viabilização e mentoria. 

Visita à fábrica da 3M em Manaus

A proposta é que os adolescentes que participaram das atividades do primeiro semestre sejam recebidos por uma equipe da empresa e/ou dos seus parceiros que os guiaria pelos estabelecimentos, apresentando a iniciativa. Em seguida, recomenda-se que haja um debate sobre geração de emprego, renda e oportunidades entre os funcionários, jovens aprendizes e os próprios adolescentes; bem como o papel da tecnologia na inclusão social dos jovens.

Implementação dos projetos

Cinquenta adolescentes participarão de iniciativa inovadora recebendo até R$ 5 mil de recursos de investimento e tutoria para levarem adiante sua proposta. (Serão 5 iniciativas com no máximo 10 participantes em cada uma). Os adolescentes e jovens receberão apoio técnico para a implementação de seus projetos, em forma de mentoria a fim de profissionalizar suas ideias.

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.