Thaís Andrade; 09/10/2023 às 13:20

‘I Semana de Educação Patrimonial do Iphan Amazonas’ abre inscrições para evento em Manaus

Evento acontece entre 30 de outubro e 1º de novembro

Professores, alunos, pesquisadores, profissionais, agentes culturais e comunidades detentoras vão compor uma grande sala de aula, entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, em Manaus, durante a “I Semana de Educação Patrimonial do Iphan Amazonas: construindo redes”.

Realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a semana busca tecer parcerias entre diversos segmentos da sociedade amazonense que atuam nos temas educação e Patrimônio Cultural. Para participar, basta se inscrever por meio de formulário digital. Também está aberto o prazo para submissão de trabalhos acadêmicos a serem apresentados durante o evento.  

Com objetivo de criar um espaço de compartilhamento de conhecimentos e experiências sobre Educação Patrimonial, a Semana terá programação iniciada às 9h do dia 30 de outubro, no Instituto Benjamin Constant, com presença de representantes do Iphan, Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e secretarias estaduais de cultura (SEC) e educação (Seduc). A programação será encerrada com apresentações culturais no Largo de São Sebastião, no Centro de Manaus. 

“A Educação Patrimonial é um eixo fundamental e estruturante da política de patrimônio. Os processos educativos, formais e não formais, construídos de uma forma coletiva, que têm foco no Patrimônio Cultural, compreendido pela comunidade nos territórios, só têm a colaborar pra um reconhecimento e valorização dos nossos bens — seja arqueológico, edificado ou imaterial”, explicou a superintendente do Iphan no Amazonas, Beatriz Evanovick. “As ações de Educação Patrimonial são muito importantes para o Iphan. São oportunidades para transversalizar a nossa política, a ação que o Instituto promove diariamente, de dar visibilidade, de forma clara e didática, e também possibilitar que outros órgãos e a comunidade em geral possam se apropriar e junto conosco se articular.”

Mostra científica

Durante os dias do evento, ainda haverá a “Mostra Científica do Patrimônio Cultural do Amazonas”, que contará com a apresentação de produções técnico-científicas e/ou acadêmicas sobre Patrimônio Cultural, o que inclui o patrimônio edificado, como o Teatro Amazonas e o Centro Histórico de Manaus; o patrimônio natural, como o Parque Nacional do Jaú; o patrimônio imaterial, a exemplo do Sistema Agrícola Tradicional do Alto Rio Negro e Complexo Cultural do Boi-Bumbá do Médio Amazonas e Parintins; e o patrimônio arqueológico, expresso em mais de 806 sítios arqueológicos distribuídos pelo estado. Além disso, a mostra ainda comportará práticas de Educação Patrimonial. Os trabalhos podem ser submetidos até o dia 15 de outubro.  

O último dia da Semana de Educação Patrimonial será dedicado à Arqueologia. No Instituto Soka Amazônia, a partir das 9h, será promovida a palestra “Conhecendo a Arqueologia/Profissional da Arqueologia”, a ser encerrada com uma visita guiada ao sítio arqueológico UDV. À tarde, será realizada Oficina de Prática em Arqueologia e visita ao Laboratório do Museu Alfredo Mendonça. 

A “I Semana de Educação Patrimonial do Amazonas” é uma realização do Iphan com apoio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc), Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC) e Instituto Soka Amazônia. Dúvidas e mais informações sobre o evento podem ser obtidas por e-mail (iphanameducacaopatrimonial@gmail.com) e telefone: (92) 98411-3621.  

Serviço

“I Semana de Educação Patrimonial do Iphan Amazonas: construindo redes” 

Data: 30 de outubro a 1º de novembro de 2023 

Veja aqui a programação completa 

Inscrições no evento

Submissão de trabalhos acadêmicos

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.