A Fundação Casas Bahia (FCB) se uniu à ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, reconhecida como uma das melhores ONGs do país, para viabilizar um laboratório de informática em Manaus (AM). O espaço vai oferecer acesso à internet para que as pessoas possam fazer pesquisas, realizar trabalhos escolares e elaborar currículos, além de acessar serviços digitais. A expectativa é beneficiar crianças e adolescentes, bem como suas famílias, ao longo de um ano.
Com doação de 20 computadores, móveis e TVs e um ambiente climatizado e revitalizado, o espaço contará com acesso à internet disponível para a comunidade, alunos da rede pública e adolescentes em situação de vulnerabilidade inscritos nos projetos. A expectativa é beneficiar jovens e familiares para cursos de programação e oficinas de informática básica e avançada, além da elaboração e qualificação de currículos. O espaço funcionará de segunda a sexta-feira, das 11h às 13h, na Rua Professora Cacilda Pedroso, nº 600, Bairro Alvorada, em Manaus.
Para Natália Menezes, gerente da Fundação Casas Bahia, a iniciativa é um meio de viabilizar o acesso digital para as pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Estar conectado à internet é essencial no dia a dia das pessoas em um mundo cada vez mais digital, mas para muitas famílias brasileiras o acesso ainda é precário, o que funciona como mais uma barreira para a redução da desigualdade em nosso país. Ao oferecer essa infraestrutura, criamos um espaço de inclusão e oportunidades para a comunidade”, explica.
Embora o mundo vivencie a era da tecnologia, menos de um terço da população brasileira tem acesso pleno à internet. São quase 34 milhões de brasileiros que nunca acessaram a web, sendo a maioria deles das classes C, D e E. O levantamento é do Instituto Locomotiva, em parceria com a multinacional PwC, divulgado em março deste ano, e revela que quase 87 milhões de pessoas não conseguem se conectar todos os dias. Seis em cada dez usuários só entram na rede por meio de telefones celulares.
Para a coordenadora da Aldeias Infantis SOS de Manaus, Socorro Muniz Fonseca, a doação ajudará a qualificar os atendimentos, trazendo uma nova perspectiva para a comunidade.
“A ampliação do laboratório é de grande importância para nós e abrirá os horizontes do local onde estamos inseridos. Agora, os jovens terão condições de se conectar à internet e de se aprofundar em temas voltados à tecnologia, acessando informações [com] que nunca tiveram contato anteriormente e aumentando as chances de conseguir um trabalho qualificado. É um grande salto para as famílias da comunidade”, comemora.
Em 2022, a Aldeias Infantis SOS Brasil ficou entre as cem melhores ONGs do país, premiação concedida pelo Instituto Doar. A instituição atua há mais de 55 anos e tem como objetivo promover espaços de cuidado, proteção e interação entre pais e filhos. A Aldeias Infantis SOS (SOS Children’s Villages) é uma organização global, de incidência local, que atua no cuidado e na proteção de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias.
A organização lidera o maior movimento de cuidado infantil do mundo e atua junto a meninos e meninas que perderam o cuidado parental ou estão em risco de perdê-lo, além de dar resposta a situações de emergência. Fundada na Áustria em 1949, está presente em 137 países. No Brasil, mantém mais de 80 projetos em 31 localidades de Norte a Sul do país. Ao trabalhar junto com famílias em risco de se separar e fornecer cuidados alternativos para crianças e jovens que perderam o cuidado parental, a Aldeias Infantis SOS luta para que nenhuma criança cresça sozinha.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.