Thaís Andrade; 10/10/2022 às 15:00

Fundação Casas Bahia apoia ONG Gastromotiva para distribuir refeições em Manaus

O programa distribuirá semanalmente 375 refeições, somando um total de 15 mil refeições em um ano

Em outubro, o Mês das Gastronomia Social, a Fundação Casas Bahia (FCB), responsável pelas ações sociais da Via, dona da marca Casas Bahia, se une à ONG Gastromotiva para apoiar o programa Cozinhas Solidárias Gastromotiva. A iniciativa levará refeições para famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica em um dos bairros mais populosos de Manaus (AM), o São José Operário.

Além de mitigar a condição de insegurança alimentar, o programa visa levar refeições nutritivas à população e impulsiona o desenvolvimento comunitário por meio do envolvimento dos moradores da região em todo o processo, que vai desde a produção até a distribuição e o consumo sustentável. O projeto também estimula o empreendedorismo e promove a geração de renda através da capacitação profissional e de bolsas de auxílio oferecidas para cozinheiros(as) sociais.

Até julho de 2023, a FCB viabilizará a Cozinha Solidária da Marlene Freitas, uma cozinheira engajada na área social há 17 anos. No auge da pandemia, Marlene levou água e comida a hospitais superlotados, além de atuar junto à população em situação de rua no Centro de Manaus distribuindo alimentos.

Com o apoio da Fundação Casas Bahia, o projeto entregará 15 mil refeições – em média, 375 unidades por semana – para os moradores da região, reforçando o compromisso social da Casas Bahia com a cidade de Manaus.

“Unimos forças para tornar isso possível porque acreditamos que a nossa relação com os brasileiros vai além do consumo. Temos como propósito fortalecer comunidades para promover transformações sociais e contribuir cada vez mais com a construção de uma sociedade mais próspera e inclusiva, que ofereça oportunidades iguais para todos. Nos últimos anos, com as desigualdades acentuadas com a pandemia, destinamos uma parte considerável de nossos recursos para ajuda humanitária e ações de combate à fome. A verdadeira inclusão acontece quando todos têm as mesmas chances de chegar ao mesmo lugar e ter dignidade”, revela Natália Menezes, gerente da Fundação Casas Bahia.

“Quando houve a pandemia, isso foi muito forte para mim, pois não é fácil a gente ver as pessoas buscando ajuda e não encontrarem uma porta aberta. Quando soube das Cozinhas Solidárias Gastromotiva, me inscrevi e eu fiquei muito grata por esse programa vir para Manaus, pois a nossa região precisa muito”, conta Marlene, cozinheira social em São José Operário.

Para a Gastromotiva, estar conectada a empresas com forte responsabilidade social é fundamental. “Estamos muito animados com essa parceria. A Fundação Casas Bahia nos ajudará a viabilizar a manutenção da nossa atuação no Amazonas e a manter a segurança alimentar de famílias em uma região de extrema vulnerabilidade. O programa Cozinhas Solidárias Gastromotiva também incentiva o empreendedorismo na comunidade, bem como o combate ao desperdício de alimentos. Acreditamos que, somando forças, podemos fazer muito mais pela população de Manaus”, afirma David Hertz, presidente e fundador da ONG.

Mês da Gastronomia Social

Um levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU) de 2022 revela que o Brasil desperdiça cerca de 27 milhões de toneladas de alimentos por ano. Outro dado divulgado pela mesma instituição mostra que 60% dos alimentos jogados fora vêm do consumo de famílias. Por outro lado, milhares de brasileiros estão em situação de insegurança alimentar.

Diante deste cenário, a ONG Gastromotiva lança uma luz sobre o tema e promove ações no país para colaborar com a mudança dessa realidade, sendo uma delas a parceria com a Fundação Casas Bahia, em Manaus (AM). 

Cozinhas Solidárias Gastromotiva

Lançado em março de 2020, em resposta aos impactos socioeconômicos da covid-19, o programa Cozinha Solidária Gastromotiva atende diretamente a população por meio da implantação de cozinhas comunitárias lideradas por microempreendedores, cozinheiros, lideranças locais, organizações sociais e coletivos. A produção de refeições é destinada a indivíduos e famílias em situação de insegurança alimentar.

Com a ajuda de instituições parceiras, a Gastromotiva fornece os insumos, o apoio logístico, o treinamento para a montagem dos cardápios nutritivos e uma renda mensal para cozinheiros, empreendedores e organizações que estão à frente das Cozinhas Solidárias. Além disso, o programa oferece um curso voltado para a geração de negócios, projetos e iniciativas de impacto social nos territórios onde as Cozinhas Solidárias Gastromotiva estão implantadas.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.