Ao perceber a falta de incentivos culturais dentro de áreas periféricas, bem como a ausência de espaços voltados para atividades sociorrecreativas, o projeto “Fiiixa! Foto e Lambe” promove o estímulo à fotografia e outros meios de expressão artística dentro da periferia para pelo menos doze crianças e adolescentes do bairro Novo Aleixo, localizado na zona Norte de Manaus.
A iniciativa se desenvolve em duas atividades: vivência de fotografia com jovens da periferia da zona Norte e zona Leste, e, posteriormente, uma oficina e colagem de lambes com as fotografias produzidas pelos participantes da vivência. As duas fases da ação, acontecem durante os oito finais de semana de novembro e dezembro.
Dessa maneira, a atividade é dividida entre a apresentação do equipamento e a construção de narrativa tendo a fotografia enquanto linguagem. Haverá duas turmas divididas em três encontros para cada, onde a teoria completa-se com a prática. A partir disso, cada participante fará uma imersão com o equipamento, sendo autor de suas fotografias.
De acordo com o idealizador do projeto, Alonso Júnior, a ideia é acrescentar a câmera fotográfica para que os participantes que costumam andar de bicicleta pelo bairro possam fotografar seu lazer, trazendo com isso uma documentação do espaço em primeira pessoa, através das imagens captadas.
“O intuito é fortalecer a criação de fotografias pelos jovens dentro da própria realidade vivenciada, tendo o relato visual em primeira pessoa como ponto alto do projeto. Além disso, nós vamos produzir e expor as imagens que enaltecem a auto estima, visão crítica e poética da periferia de Manaus, a partir dos seus moradores”, contou Alonso Júnior.
O fotógrafo dará início às atividades do projeto, com a orientação sobre o manuseio das câmeras fotográficas, para que os jovens possam dar início na jornada de descoberta trazendo o próprio olhar para as imagens registradas.
A exposição das fotografias produzidas pelos participantes, acontece a partir do segundo momento do projeto, com a oficina de Lambe-Lambe, que será ministrada pelos artistas Geovana Balbi, Rafael Rodrigues e Lú Saturno, que ensinarão como se produz e aplica o Lambe-lambe. Após as oficinas, os participantes poderão aplicar as imagens produzidas durante a atividade nos muros do bairro Novo Aleixo.
O projeto “Fiiixa! Foto e Lambe” foi contemplado pelo edital Programa Manaus Faz Cultura 2023, da Prefeitura de Manaus, e atende ao Programa de Cultura Itinerante do município.
Sobre o idealizador
Alonso Júnior, é pesquisador e graduando em Ciência Sociais (UFAM), morador do Novo Aleixo desde 2006, segue na carreira de fotografia desde 2012 e nos últimos quatro anos desenvolveu uma relação com a juventude da comunidade por meio da câmera fotográfica.
O fotógrafo atua em projetos culturais desde meados do ano de 2014, contribuindo em festivais como o Até o Tucupi e o Festival de Teatro do Amazonas, e ainda, fotografando bandas regionais como a Casa de Caba, palestras, oficinas de arte, rodas de conversa sobre música, audiovisual, assuntos ligados à comunidade LBGTQIA+, política, também tem contribuição em Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na área de Comunicação Social e ações em parceria com UFAM em núcleos de pesquisa nas áreas de Geografia, Antropologia e Artes Visuais. Participou de exposições individuais e coletivas na Galeria do Largo e no Centro de Artes – Caua/Ufam, como também fez fotografias em publicações literárias.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.