Os preparativos para a 2ª edição do Festival Close já começaram, trazendo novidades para cineastas e produtores audiovisuais interessados em temáticas LGBTQIAPN+. A partir desta quarta-feira, 2 de abril, estão abertas as inscrições para a Mostra Manuela Otto de Documentário, a Mostra Nei Szafir de Ficção e, pela primeira vez, a Mostra Óscar Ramos de Videoclipes. O festival, que conquistou grande repercussão em sua primeira edição, busca ampliar sua presença no cenário audiovisual brasileiro.

As inscrições podem ser realizadas até 19 de abril, por meio do link online de inscrição. Além de preencher os formulários necessários, os interessados devem apresentar o link de visualização ou download do filme ou videoclipe, incluindo senha de acesso quando aplicável. Os projetos devem ter sido finalizados a partir de 1º de janeiro de 2023 e possuir no máximo 25 minutos de duração, incluindo créditos.
Segundo Wallace Abreu, idealizador e diretor executivo do evento, a partir desta edição o Festival Close passa a integrar as atividades oficiais do Mês do Orgulho LGBT em Manaus, sendo realizado na primeira semana de junho em um teatro no centro da cidade.
Os filmes e videoclipes inscritos serão avaliados por uma comissão de seleção, que levará em conta aspectos artísticos e técnicos. Para garantir a acessibilidade, obras em idiomas diferentes do português precisarão estar dubladas ou legendadas. A lista com as produções selecionadas será divulgada até 17 de maio de 2025, e os responsáveis terão cinco dias úteis para enviar a versão final de exibição.
Uma das grandes novidades deste ano é a estreia da Mostra Óscar Ramos de Videoclipes, contemplada pelo edital LGBTQIAPN+ N°003/2024 da Política Nacional Aldir Blanc. Wallace Abreu destaca que a criação deste segmento atende a pedidos do público da edição anterior.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.