Neste final de semana, Novo Airão e Mocambo do Arari recebem duas grandes celebrações folclóricas no estado do Amazonas: o 27º Festival Folclórico de Novo Airão e a 19ª edição do Festival Folclórico do Mocambo do Arari. Ambas as festividades, que ocorrem simultaneamente nos dias 9, 10 e 11 de agosto, prometem uma rica programação de danças, músicas e tradições locais.
27º Festival Folclórico de Novo Airão
O 27º Festival Folclórico de Novo Airão, oficialmente anunciado em julho, será realizado neste final de semana, nos dias 9, 10 e 11 de agosto. O evento, ocorrerá na Lagoa do Peixe-Boi, no calçadão do Centro Cultural e contará com a apresentação de temas de cangaços, quadrilhas e danças folclóricas locais.
O festival é promovido pela Prefeitura de Novo Airão, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semuc), com o apoio da Liga Municipal das Agremiações e Danças Folclóricas e Culturais de Novo Airão (LIMAFOLC) e do Governo do Amazonas.
Entre as atrações que farão parte do festival deste ano estão o grupo Cangaço Herdeiros de Lampião, seguido por performances da Quadrilha Império Junina, Ciranda Pena Branca, Quadrilha Junina São Gabriel, Ciranda Barões, Quadrilha Amazônica Granfinos, Cangaço Lampião Rei do Sertão, Quadrilha Junina Baixada na Roça e a Dança Folclórica Café Novo Milênio.
O Festival Folclórico de Novo Airão, além de destacar a riqueza cultural da região, também oferece suporte financeiro e estrutural aos grupos participantes, garantindo recursos para fantasias e outros custos necessários para as apresentações.
A realização do festival tem como objetivo preservar e promover as tradições culturais de Novo Airão, envolvendo a comunidade e atraindo visitantes, o que fortalece o turismo e a economia local.
19º Festival Folclórico do Mocambo do Arari
Em Mocambo do Arari, o Festival Folclórico chega à sua 19ª edição nos dias 9, 10 e 11 de agosto. Realizado no distrito de Mocambo do Arari, em Parintins, o festival destaca-se pela participação dos bois Espalha Emoção e Touro Branco, além de pássaros e quadrilhas, com as apresentações acontecendo no “Mocambódromo”.
O festival é conhecido pela originalidade na utilização de materiais naturais, como palha, madeira e barro, nas fantasias e alegorias, que são confeccionadas pela própria comunidade, artesãos e profissionais culturais ligados ao Festival de Parintins. Esse aspecto reforça a conexão do evento com as tradições locais e a sustentabilidade.
O festival recebe influências dos bois-bumbás de Parintins, mas com um foco especial em práticas sustentáveis, utilizando materiais de manejo sustentável.
A programação do festival inclui disputas entre quadrilhas e pássaros na sexta-feira (09/08), apresentações dos bois Touro Branco e Espalha Emoção no sábado (10/08), e a competição final entre os bois no domingo (11/08), encerrando o evento no Mocambódromo. O festival também contará com shows musicais que animarão as noites, promovendo a cultura regional.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.