Thaís Andrade; 18/08/2023 às 13:25

Empreendedorismo feminino: Inscrições abertas para programa de formação do Consulado da Mulher em Manaus

O #EmpreendeMulher auxiliou mais de 200 mulheres, no ano passado, em todo o país com aulas para alavancar o negócio

Estão abertas as inscrições para o programa de formação #EmpreendeMulher, do Instituto Consulado da Mulher, ação social da Consul, uma das marcas da Whirlpool Corporation, que apoia o empreendedorismo feminino há 21 anos e está alinhado ao pilar Social da agenda ESG (Ambiental, Social e Governança) da Companhia. Com duração de quinze meses, as interessadas nas cidades de Manaus (AM), Joinville (SC), Rio Claro (SP) e São Paulo capital poderão se inscrever até 8 de setembro pelo site.

O objetivo do #EmpreendeMulher é capacitar mulheres nanoempreendedoras que, na maioria das vezes, empreendem por necessidade. Por meio dessa formação, as empreendedoras participantes recebem uma capacitação sobre temas de gestão administrativa, gestão financeira, marketing, vendas, pessoas, precificação, boas práticas, sustentabilidade do negócio e muito mais. Com as aulas em formato híbrido, o programa oferece uma jornada de autoconhecimento para que elas possam aprender a identificar as suas características empreendedoras, suas forças e fraquezas, e dispor de ferramentas para trabalhá-las

Para participar, além de residir em uma das quatro cidades, é necessário ser maior de 18 anos, ter um negócio informal ou empresa constituída com no mínimo seis meses de existência no ramo da alimentação, renda familiar de no máximo um salário-mínimo por membro da família e acesso à internet.

Ao final da formação, com base na evolução da empreendedora durante as aulas, as mulheres têm a oportunidade de receber a doação de um produto Consul. Essa evolução é medida pelos indicadores de autoavaliação e participação nas aulas, entregas e crescimento financeiro do empreendimento. Mais de 200 mulheres se formaram no programa na edição de 2022 e tiveram um aumento de 250% na renda.

Em Manaus, empreendedora afirma ter tido um aumento de renda de 200% após conclusão do curso. Elizandra Balbi, dona do “Mariah Doçura Brigaderia”, se inscreveu na última edição do programa de formação do Consulado da Mulher, realizado em 2022. Com as aulas, a empreendedora diz ter aprendido a precificar corretamente seus produtos e encontrou um novo nicho para o seu negócio. 

“Hoje, realizamos o serviço de buffet em grandes empresas da cidade de Manaus, e tudo isso se deve ao fato de termos investido tempo para estudar e fazer nosso negócio crescer. Meu faturamento aumentou consideravelmente”, afirma.

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.