Isabella Botelho; 22/08/2022 às 12:00

Dia Nacional do Folclore: cinco lendas amazônicas para conhecer

Selecionamos cinco lendas tradicionais no imaginário amazônida 

Ao menos uma vez na vida, toda pessoa já ouviu histórias de lendas. Na Região Norte do Brasil, é costume que os indivíduos sejam apresentados a elas desde cedo.

São muitas as lendas amazônicas, e a maioria delas, de origem indígena, conta a história da criação de elementos da natureza e de criaturas que protegem as florestas. Elas fazem parte do folclore brasileiro e carregam o papel fundamental de perpetuar e manter vivas as tradições, a cultura e as crenças dos povos e comunidades nortistas, influenciando diretamente na forma como essas pessoas vivem e agem.

Nesta segunda-feira, 22 de agosto, celebra-se o Dia Nacional do Folclore e, para homenagear a data, selecionamos cinco lendas amazônicas que todo mundo precisa conhecer. 

Mapinguari

Descrito como um gigante peludo que tem um único olho na testa e a boca no umbigo, o Mapinguari vive no meio da floresta. Diz a lenda que, com um grito parecido ao dos caçadores que vão às matas para ferir a natureza, ele os confunde e os transforma em presa. 

Vitória-régia 

De origem tupi-guarani, a lenda conta a história da criação da vitória-régia, tradicional planta aquática da Amazônia.

A indígena Naiá, a mais bela da tribo, sonhava em estar perto de Jaci, a Lua, e virar uma estrela. Ao tentar se aproximar do reflexo no rio, a jovem caiu e morreu afogada. Comovida com o que aconteceu, Jaci transformou Naiá numa planta aquática, a exuberante vitória-régia, também conhecida como ‘estrela das águas’.

Curiosidade: uma toada do boi Garantido, de Parintins, conta a história dessa lenda em música.

Curupira

Conhecida em todo o país, a lenda do Curupira conta a história da famosa criatura intitulada como guardião da floresta. No Norte, é descrito como um jovem, ainda adolescente, de baixa estatura, cabelos cor de fogo e pés virados ao contrário.

Seu assovio inconfundível soa pelas florestas e assinala que o Curupira está se aproximando. Diz a lenda que o Curupira enfeitiça desmatadores e caçadores, fazendo com que não encontrem o caminho de volta para casa. 

Guerreiras amazonas

As guerreiras icamiabas viviam sozinhas isoladas em sua tribo. Ao serem vistas e lutarem contra colonizadores que navegavam pelos rios da Amazônia, foram comparadas às guerreiras gregas amazonas. Assim, surgiu o nome do majestoso rio e do estado. 

Uirapuru

Pássaro de belo canto, o Uirapuru é mais um ser do folclore brasileiro. A lenda de um amor proibido conta que um guerreiro indígena pediu a Tupã, deus do trovão na mitologia tupi-guarani, que o transformasse em pássaro para ficar perto da mulher que amava. 

Fugindo do cacique, também pai da jovem, que o caçava, o Uirapuru se escondeu na floresta e passou a utilizar o belo canto para falar com sua amada.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.