O Dia Nacional da Visibilidade Trans é celebrado no Brasil no dia 29 de janeiro, mas o que isso significa? Além de marcar a garantia dos direitos e lutas de milhares de pessoas trans e travestis pelo país, é também um dia de celebração.
A luta da população transvestigênere é de longa data. Mesmo com dificuldades, este grupo está se apropriando cada vez mais de espaços e sendo reconhecido na televisão, cinema, teatro, músicas e muitos outros âmbitos das artes.
Em 2023, foi possível perceber que o consumo de artistas trans cresceu junto com a aceitação do público. Alguns exemplos são a cantora Linn da Quebrada, que em 2022 participou do maior reality show do país, o Big Brother Brasil (BBB), cativou o público e também iniciou muitos debates; a cantora Urias, que está nas programações dos maiores festivais de música pop do Brasil; e Liniker que se tornou a primeira artista transgênero brasileira a vencer um Grammy Latino.
É importante olharmos para mais artistas trans e valorizarmos suas lutas, para que, a cada dia, mais pessoas do grupo possam ser descobertas e apreciadas.
Trans e travestis do Norte!
Diversos artistas e personalidades trans e travestis do Norte do país produzem conteúdos e obras merecedoras de maior destaque. Por isso, o #MercadizarIndica trouxe uma seleção com nomes naturais de diversos estados da nossa região para você conhecer e apoiar. Confira a lista:
Lilith Cairú – Artista, atriz e produtora audiovisual (Roraima)
Xan Marçall – Artista, cineasta, atriz e mestranda em antropologia (Pará)
Gab Dias – Artista visual (Tocantins)
Brenn Souza – Artivista, embaixadora do TODXS, Co-fundadora do Coletiva Es Tetetas e colunista na Mídia Ninja (Acre)
Andira Angeli – Artista, atriz e cantora (Amazonas)
M4fel – Artista, DJ e stylist (Amazonas)
Brenda Bxrrz – Artista e ilustradora (Amazonas)
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.