Sociedade

Dia Mundial do Doador de Sangue: causa é uma responsabilidade social 

Nesta terça-feira, 14, celebra-se o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o intuito de conscientizar a população sobre a necessidade de possuir sangue nos estoques e a importância da doação de sangue, destacando como o ato contribui para salvar vidas. 

No Brasil, o mês de junho é conhecido como Junho Vermelho, em campanha dedicada à doação de sangue. Além da própria homenagem ao Dia Mundial do Doador de Sangue, o mês foi escolhido por marcar o início do inverno no país, período em que há menos doações aos hemocentros devido ao frio e às doenças respiratórias, e por coincidir também com o recesso escolar. Durante o mês, o incentivo à doação de sangue é reforçado com uma intensa campanha nacional de conscientização.

Em Manaus, a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) está de portas abertas para receber o público interessado em doar durante todo ano e, especialmente neste mês de junho, tem uma programação especial para acolher e celebrar os doadores, conforme explica Margareth Rodrigues, gerente de captação de doadores do Hemoam, ao Mercadizar. 

“Desde segunda [6 de junho] a gente tem um mingau para complementar o lanche normal. Já tivemos camisa, copos, e será assim até o dia 14. No dia 14, especialmente, vamos ter um bolo pela manhã e pela tarde, pra parabenizar o doador. Também temos atrações musicais, como violinista, saxofonista e cantores. A gente está com uma programação bem animada para, de alguma forma, mimar o nosso doador. A gente tem uma programação muito bonita, dedicada especialmente ao doador, que é quem realmente salva vidas”. 

Segundo Margareth, a campanha do Junho Vermelho, assim como toda a estratégia de divulgação ao longo do ano, é de extrema importância para atrair novos doadores, visto que o abastecimento do estoque do Hemoam sofreu mudanças devido à pandemia do coronavírus. Antes da pandemia, a fundação tinha um estoque normal de nove meses, com três meses de estoque crítico, período referente a férias escolares e festas de fim de ano. Agora, existe um déficit de aproximadamente 60 a 70 doadores, que faziam doações regularmente e já não comparecem por inúmeras razões.

O Amazonas tem apenas um banco de sangue para abastecer todos os 62 municípios, incluindo rede pública e privada. Para manter o estoque, são necessárias, diariamente, 250 pessoas doando sangue – 250 pessoas aptas. Por isso, Margareth ressalta que a causa de sangue é uma responsabilidade social de todos. 

“Esse banco precisa estar abastecido, porque a qualquer momento alguém está precisando desse sangue. Além das situações imprevisíveis, também temos as pessoas que têm doenças hematológicas e que precisam do sangue constantemente. Então, é realmente uma necessidade social a causa do estoque estável”.

Entenda as etapas de doação

O Hemoam disponibiliza, em seu site oficial, um passo a passo da doação. Confira:

  1. Recepção de doadores: Se for a primeira vez doando sangue, a pessoa informa seus dados. Se já for cadastrada, apenas os confirma. 
  2. Triagem clínica: Após o cadastro, há uma avaliação clínica com questionamentos sobre sua saúde. Neste momento, também são verificados peso, pressão arterial e taxa de hemoglobina.
  3. Sala de coleta: Se a pessoa estiver apta à doação após a triagem clínica, é encaminhada para doar. Vale ressaltar que todo o material utilizado é descartável e é recebido pelo doador num pacote lacrado, e não há risco de contaminação.
  4. Copa: Após a coleta, o doador pode fazer um lanche oferecido pela doação. 
  5. Sorologia: Antes do sangue ser transfundido, ele passa por uma série de exames sorológicos, entre eles: sífilis, doença de chagas, HIV, hepatites, HTLV I e II, além da tipagem sanguínea.
  6. Fracionamento: O sangue coletado é fracionado em hemocomponentes, concentrado de hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado. 
  7. Armazenamento do sangue: Enquanto os exames laboratoriais não são liberados, as bolsas ficam acondicionadas dentro das condições exigidas pela legislação ministerial vigente.
  8. Distribuição do sangue: Após a liberação dos exames, os hemocomponentes são distribuídos para rede hospitalar pública e privada da capital mediante solicitação médica. O produto também é utilizado no atendimento transfusional do ambulatório do hemocentro.

Quem pode doar sangue?

Segundo as orientações do Hemoam, podem doar sangue todas as pessoas com:

  • Boa saúde.
  • Idade entre 18 e 69 anos.
  • Peso a partir de 50 quilos.
  • Boa alimentação.

Além disso, adolescentes de 16 e 17 anos podem doar com autorização formal do responsável ou representante legal, e, para doar, é necessário estar com um documento de identificação oficial (físico ou digital).

Não podem doar pessoas que:

  • Tiveram hepatite depois dos 10 anos de idade.
  • Usam drogas.
  • Tiveram malária, receberam transfusão sanguínea ou tiveram doenças sexualmente transmissíveis nos últimos 12 meses.
  • Tiveram febre nos 30 dias anteriores à doação.

Mais recentes

ArteEntretenimento

Teatro Gebes Medeiros promove oficinas de PaperCraft de Natal com material e inscrições gratuitas

A atividade faz parte das ações do ‘Mundo Encantado do Natal’ e estimula a produção artística e formativa do público
Entretenimento

Espetáculo gratuito ‘Vovó Natalina’ se apresenta no Parque Rio Negro, neste sábado (13)

A apresentação da Casa Zeus aborda a chegada da mãe do Papai Noel para salvar o Natal juntamente com personagens clássicos do período natalino
somzera
EntretenimentoMúsica

SomZera Fest 2025 reúne artistas independentes em Boa Vista neste sábado (13); veja line-up

Festival reúne bandas independentes de Roraima com shows de rock, pop e hip hop
teatro amazonas
EntretenimentoMúsica

Concerto de Natal no Teatro Amazonas reúne Filarmônica e Coral; veja programação

Apresentações ocorrem de 12 a 15 de dezembro e reúnem Coral do Amazonas e Filarmônica em um repertório clássico natalino
ArteEntretenimento

Teatro Gebes Medeiros promove oficinas de PaperCraft de Natal com material e inscrições gratuitas

A atividade faz parte das ações do ‘Mundo Encantado do Natal’ e estimula a produção artística e formativa do público
Entretenimento

Espetáculo gratuito ‘Vovó Natalina’ se apresenta no Parque Rio Negro, neste sábado (13)

A apresentação da Casa Zeus aborda a chegada da mãe do Papai Noel para salvar o Natal juntamente com personagens clássicos do período natalino
EntretenimentoMúsica

SomZera Fest 2025 reúne artistas independentes em Boa Vista neste sábado (13); veja line-up

Festival reúne bandas independentes de Roraima com shows de rock, pop e hip hop
EntretenimentoMúsica

Concerto de Natal no Teatro Amazonas reúne Filarmônica e Coral; veja programação

Apresentações ocorrem de 12 a 15 de dezembro e reúnem Coral do Amazonas e Filarmônica em um repertório clássico natalino

Relacionadas

Sociedade

Paratleta amazonense conquista o 2° lugar na Copa do Mundo de Halterofilismo

O paratleta amazonense Lucas dos Santos conquistou a medalha de prata, na Copa do Mundo de Halterofilismo, na categoria até 49 kg. A disputa aconteceu no último domingo (17), em Santiago, no Chile. Com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Bolsa Esporte Estadual, o jovem se destacou no pódio brasileiro junto com […]

teatro amazonas
ArteEntretenimentoFilmes, séries e TV

Teatro Amazonas recebe espetáculo gratuito ‘A Maravilhosa História do Sapo Tarô Bequê’ nesta quarta (3)

O palco do Teatro Amazonas será ocupado nesta quarta-feira (3), às 20h, pelo espetáculo “A Maravilhosa História do Sapo Tarô Bequê”, escrito pelo renomado dramaturgo amazonense Márcio Souza. A apresentação, promovida pela Associação dos Artistas Cênicos do Amazonas – Arte & Fato, em parceria com a Prefeitura de Manaus, Funarte, Concultura e Ministério da Cultura, […]

ComunicaçãoSociedade

Editais da Política Nacional Aldir Blanc têm inscrições prorrogadas até dia 1° de setembro

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, prorrogou as inscrições dos seis editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura do Amazonas até o dia 1° de setembro.  O investimento total destinado chega a R$ 10 milhões, valor distribuído entre diversos pontos culturais estratégicos. A […]

Acessar o conteúdo