Thaís Andrade; 08/10/2023 às 11:00

Círio de Nazaré: conheça a maior festa religiosa do Pará

Neste ano, o Círio de Nazaré celebrada a sua 231ª edição

Acontece neste domingo, 8 de outubro, no Pará, a tradicional celebração do Círio de Nazaré. O evento é a maior manifestação religiosa do estado e uma das maiores do país e do mundo, e consiste em uma celebração de devoção à Nossa Senhora de Nazaré realizada há mais de 200 anos em Belém. Em 2023, a celebração marca a sua 231ª edição depois da primeira procissão em homenagem à padroeira ter acontecido em 1793.

Imagem: ciriodenazare.com.br

Por sua grandiosidade e importância religiosa e cultural, o Círio de Nazaré é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

A principal atração da festividade, a procissão do Círio de Nazaré, acontece sempre no segundo domingo de outubro. Mas, antes e depois da data, diversas outras atividades religiosas acontecem – como missas, vigílias de oração, traslados da imagem da Santa e romarias – , compondo uma longa programação religiosa que segue até o fim de outubro.

A maior procissão do Círio tem 3,6 quilômetros de um percurso que sai da Catedral de Belém, e segue até a Praça Santuário de Nazaré. Atualmente, a procissão do Círio reúne cerca de 2 milhões de pessoas a cada edição, além dos milhares de devotos que compõem as outras romarias realizadas ao longo da programação.

Oficialmente, ao todo, a manifestação religiosa é composta pela procissão do Círio e por outras doze grandes procissões que reúnem fiéis em diversas localidades de Belém e em sua região metropolitana, movimentando o turismo cultural e religioso do estado do Pará anualmente. São elas: Traslado dos Carros, Traslado para Ananindeua, Romaria Rodoviária, Romaria Fluvial, Moto Romaria, Trasladação, Ciclo Romaria, Romaria da Juventude, Romaria das Crianças, Romaria dos Corredores, Procissão da Festa, e Recírio.

Em 2023, a abertura da festividade aconteceu na terça-feira, 3 de outubro, com uma missa. Em seguida, a programação do evento ofereceu aos visitantes atrações como as tradicionais missas religiosas, shows, atrações culturais, exposições, gastronomia, arte local, entre outros.

Origem do Círio de Nazaré

Segundo o site oficial do evento, a história do Círio inicia no ano de 1700 com o achado de uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré por um homem chamado Plácido José de Souza.

Ao encontrar a imagem, próximo da estrada do Maranhão, Plácido reconheceu os escritos “Nossa Senhora de Nazaré do Desterro” e levou consigo a imagem santa. A surpresa foi que no dia seguinte a imagem teria sumido e reaparecido no mesmo local em que fora encontrada, acontecimento que se repetiu durante alguns dias, fazendo com que Plácido entendesse que a imagem deveria permanecer no local onde, hoje, se encontra a Basílica Santuário, na cidade de Belém do Pará.

Ao longo dos anos, a devoção pela imagem foi aumentando e reunindo cada vez mais devotos e romeiros. Em 1773, Dom Frei João Evangelista Pereira enviou a imagem da Santa à Portugal para reforma e solicitou à Rainha, Dona Maria I, e ao Papa Pio VI uma licença oficial para a realização de uma festividade em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré. Mas, foi somente em 8 de outubro de 1793 que uma missa e uma grande procissão foram realizadas e assim consideradas como o primeiro Círio. A estimativa é que entre 5 e 10 mil pessoas tenham participado do evento que virou tradição e segue até hoje atraindo milhões de devotos.

Imagem: ciriodenazare.com.br

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.