Thaís Andrade; 27/01/2023 às 14:00

Caprichoso e Garantido se unem pelos indígenas Yanomami

A campanha ‘SOS Yanomami’ tem a meta de arrecadar R$ 100 mil para ajudar na causa Yanomami

Garantido e Caprichoso, os Bois do Festival Folclórico de Parintins, deram uma pausa na rivalidade que ocorre anualmente no bumbódromo para se unirem em campanha em prol dos indígenas Yanomami que se encontram em situação de vulnerabilidade em Roraima. 

Honrando o discurso de preservação e de defesa dos povos indígenas que faz parte da história do Festival Folclórico, os bumbás lançaram a campanha “SOS Yanomami”, com a meta de arrecadar R$ 100 mil para a compra de produtos e recursos que possam ajudar na crise humanitária que afeta os Yanomami, provocada em grande medida pelo garimpo ilegal explorado na região onde se encontram as comunidades Yanomami de Roraima. As doações para a campanha podem ser feitas em qualquer valor e através do link https://apoia.se/yanomami.

“Diante da situação de doenças que assolam o território Yanomami e sensibilizados diante de tanta dor, os Bois de Parintins se unem de forma inédita em prol de uma campanha para angariar recursos que possam comprar produtos como redes e mosquiteiros, que ajudarão a diminuir a explosão dos casos de malária dentro do território. Quando não mata, a malária provoca cansaço, anemia, febres, tremores, levando o doente à prostração por vários dias ou semanas. Sem condições de plantar e caçar, o indígena vê a alimentação da sua família diminuir, o que pode levar ao aumento da desnutrição, de várias outras doenças e da mortalidade infantil”, afirmam os Bois em sua campanha.

Garantido e Caprichoso se comprometem ainda a prestar contas de todo o valor arrecadado e da destinação dos produtos, que serão entregues aos distritos sanitários.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.