Thaís Andrade; 18/08/2025 às 12:32

Campanha Santa Ajuda promove arrecadação para restauração da Igreja de São Sebastião, em Manaus

A campanha tem como objetivo a restauração e preservação da igreja centenária

A Arquidiocese de Manaus está promovendo a Campanha Santa Ajuda com o objetivo de arrecadar fundos para a restauração da estrutura física da Igreja de São Sebastião, um dos principais patrimônios históricos de Manaus, com quase  137 anos de existência.

Imagem: Arquidiocese de Manaus

De acordo com o Frei Paulo Xavier Ribeiro, a Igreja de São Sebastião está fechada ao público por uma série de sinistros que afetam o telhado da nave central da construção histórica. Além disso, a torre da igreja também apresenta problemas estruturais, como rachaduras.

“A Campanha Santa Ajuda está nessa missão: de preservar e ajudar o nosso templo, lugar de oração e símbolo cultural da cidade de Manaus. Já fizemos antes a Campanha Santa Ajuda para reparos emergentes. Neste, vamos dividir na reforma da torre, na reestruturação do telhado e forro e a última etapa na restauração dos elementos artísticos. Por isso pedimos de coração fraterno para nos ajudarem nesta causa tão importante”, explica Frei Paulo.  

Imagem: Arquidiocese de Manaus

As doações para a campanha podem ser feitas por meio da chave PIX da Arquidiocese de Manaus: (92) 99452-6759. A campanha durará até o fim dos trabalhos de recuperação total da igreja. Durante as etapas, o valor orçado para a torre é de R$ 800 mil. Frei Paulo Xavier Ribeiro destaca que a Arquidiocese de Manaus promoverá ainda a prestação de contas públicas da arrecadação por meio digital e impresso.

“A Igreja de São Sebastião é um símbolo, uma identidade e um valor de fé para todos. A sua importância atinge todos os níveis e nos chama para essa atenção com o cuidado do patrimônio desta cidade, deste país e da humanidade. Um símbolo de fé e esperança na Amazônia, que busca refletir e viver o evangelho através da beleza e dos testemunhos dos fiéis. Por isso, a Igreja de São Sebastião, na cidade de Manaus, é de todos, que inspira gerações, histórias e na partilha fraterna”, afirma o frei. 

Em 2024, foi anunciado que a igreja de São Sebastião receberia obras contratadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Amazonas. O frei explica que as obras aconteceram, conforme previstas, e já estão sendo finalizadas. Porém, ressalta que os demais sinistros surgiram ao longo do tempo, necessitando da arrecadação da campanha para a restauração total do prédio.

Um prédio histórico centenário

A Igreja de São Sebastião integra o chamado Centro Histórico de Manaus, composto por diversos prédios e locais que fazem parte da história e cultura da capital amazonense. Além disso, está localizada na principal área histórica e turística da cidade: o Largo de São Sebastião, composto por monumentos importantes como o Teatro Amazonas.

A construção do templo atual iniciou em 1870, por frades franciscanos e italianos. Com quase 137 anos de existência, a igreja foi inaugurada em 8 de setembro de 1888. E, em 1912, tornou-se paróquia.

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.