A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), informou que a campanha de vacinação contra a Influenza inicia no dia 3 de novembro e segue até o dia 28 de fevereiro de 2026, nos 62 municípios do estado. A meta da mobilização é alcançar 90% do público prioritário.

“O período de chuva no Amazonas começa em meados de novembro, início de dezembro. É exatamente nesse período em que há uma incidência maior da Influenza e, às vezes, a vacinação no Amazonas começava depois que as pessoas já estavam com a Influenza. O Ministério da Saúde conseguiu começar a antecipar essa vacina para o estado. E, aqui, já reforço o convite e o apelo para que aquelas pessoas que estejam nesses grupos prioritários possam garantir a vacinação”, destacou o governador Wilson Lima.
A campanha busca proteger os grupos mais vulneráveis a casos graves da doença e outros públicos- alvo, sendo eles:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos,
- Gestantes,
- Puérperas,
- Profissionais de saúde e educação,
- Idosos,
- População indígena,
- Pessoas em situação de rua,
- Profissionais das forças de segurança e salvamento,
- Forças Armadas,
- Pessoas com doenças crônicas,
- Deficiência permanente,
- Caminhoneiros,
- Trabalhadores dos transportes coletivos,
- Trabalhadores portuários,
- População privada de liberdade,
- Funcionários do sistema privado de liberdade.
A iniciativa conta com um Dia D de mobilização contra a Influenza, no dia 29 de novembro, organizado pelas secretarias municipais de saúde. Para o atendimento, é preciso apresentar a carteira de vacinação, documento de identidade com foto e o Cartão Nacional de Saúde (Cartão do SUS).
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, reforça a importância da vacinação e o compromisso com a saúde da população. “Antecipar a campanha é uma estratégia que reconhece as particularidades da região Norte e oportuniza o acesso à proteção antes do período de chuvas, quando as doenças respiratórias tendem a aumentar. Vacinar-se é um gesto simples, mas poderoso, que protege não apenas cada indivíduo, mas toda a comunidade”, destaca.
De acordo com a SES-AM, o Amazonas já recebeu 796 mil doses da vacina contra a infecção, enviadas pelo Ministério da Saúde e distribuídas aos municípios pela FVS-RCP, para vacinar o público-alvo de 1.849.973 pessoas.
A secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, destaca a estratégia de antecipação da vacinação na região Norte, antes do período chuvoso, diminuindo a circulação do vírus.
“Devido à sazonalidade dos vírus respiratórios no nosso inverno amazônico, que começa em novembro, acordamos com o Ministério da Saúde para antecipar nossa campanha de vacinação e, assim, proteger a população contra a maior circulação do vírus e as formas graves da doença”, afirmou.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.