Thaís Andrade; 27/02/2023 às 12:00

Caixa abre unidade temporária em São Gabriel da Cachoeira (AM) para atendimento a indígenas

Medida é parte do protocolo assinado entre o banco e o Governo Federal

A Caixa abre, nesta segunda-feira, 27, uma unidade temporária de atendimento no município de São Gabriel da Cachoeira (AM). Localizada na Rua Crispiniano da Silva, sem número, no bairro Fortaleza, a unidade opera os programas sociais da Caixa, além de oferecer demais serviços bancários. A inauguração definitiva das instalações, já em obras, está prevista para julho deste ano.

Na segunda-feira, 27, o Caminhão Caixa chega em Normandia (RR), na Rua Manoel Amâncio, nº 3, em frente à prefeitura municipal, no centro da cidade. As ações fazem parte de um protocolo de intenções firmado entre a Caixa e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) para atendimento especializado aos povos indígenas nos estados de Roraima e Amazonas.

A agência-barco Chico Mendes também realiza atendimento aos povos indígenas nas rotas da unidade. Serão prestadas orientações sobre a Poupança Social Digital Caixa e o cadastramento de senhas.

Para um atendimento mais próximo, a Caixa fará parceria com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), prefeituras e outras entidades locais. Somado a isso, equipes da Caixa farão visitas periódicas aos municípios desses estados. Nestas visitas, empregados voluntários de outros estados, junto com empregados de Roraima e do Amazonas, levarão aos indígenas beneficiários de programas sociais orientações sobre o uso do cartão de débito da Poupança Social Digital Caixa e o cadastramento de senhas, feito no momento da entrega dos cartões.

Serão emitidos cartões de débito com chip das contas sociais para 30 mil famílias do Amazonas. O estado receberá visitas especializadas nos municípios de São Gabriel da Cachoeira, Santo Antonio do Içá, Amaturá, Santa Isabel do Rio Negro, Tonantins e Eirunepé. Em Roraima, 20 mil famílias receberão o cartão de débito da Poupança Social Digital Caixa. As visitas ocorrerão em Pacaraima, Uiramutã e Alto Alegre.

São Gabriel da Cachoeira (AM)

O horário de atendimento da unidade temporária é das 9h às 14h nos dias úteis, e o autoatendimento, com quatro terminais, funciona das 8h às 18h. A unidade também contribuirá para o atendimento à população de municípios próximos.

Além da nova unidade, o município conta com uma Lotérica Caixa, aberta em 10 de fevereiro, antes do início do calendário de benefícios de fevereiro, na Av. Castelo Branco, Comercial Querino, no Centro. Informações sobre a rede de atendimento podem ser consultadas no site da Caixa.

Caminhão Caixa em Normandia (RR)

Como parte das ações de atendimento aos povos indígenas, o Caminhão Caixa chega, nesta segunda-feira, 27, à Normandia. A unidade prestará atendimento nos dias úteis, de 9h às 14h, até o dia 10 de março, e a movimentação de dinheiro em espécie estará disponível por meio de caixa eletrônico instalado.

O Caminhão Caixa presta os mesmos serviços de uma agência, como atendimento aos beneficiários dos programas sociais, senha de beneficiários do INSS, abono salarial (PIS), FGTS, auxílio na utilização dos aplicativos Caixa (Caixa Tem, Internet Banking, FGTS, por exemplo), desbloqueio de cartão e senha de contas, dentre outros.

A rota é regular e, todo mês, percorrerá quatro municípios do estado de Roraima. Normandia é a segunda parada do caminhão, que já passou por Bonfim. Completam a rota os municípios de Amajari e Mucajaí.

Os próximos municípios de Roraima a receber a unidade são Normandia (27/02 a 10/03), Amajari (13/03 a 24/03) e Mucajaí (27/03 a 06/04).

Agência-barco Chico Mendes (AM)

No Amazonas, a Agência-Barco Chico Mendes também vai realizar atendimento aos povos indígenas nos municípios visitados nas rotas da unidade. A rota atual contempla visita às seguintes localidades:

Fonte Boa, 24 e 27 de fevereiro.

Jutaí, 28 de fevereiro a 1 de março.

Tonantins, 2 e 3 de março.

Santo Antônio do Içá, 6 a 8 de março.

Amaturá, 9 e 10 de março.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.