Thaís Andrade; 15/09/2022 às 09:52

‘Boas Compras’: Programa de impulsionamento de empresas lideradas por mulheres nortistas tem inscrições prorrogadas

O programa vai capacitar e certificar cem negócios de mulheres empreendedoras da Região Norte

Estão abertas até terça-feira, 20, as inscrições para o Programa Boas Compras, que tem como objetivo influenciar o setor de compras de grandes empresas a contratar serviços e produtos de negócios liderados por mulheres, preferencialmente negras e indígenas, das regiões Norte e Nordeste.

O programa pretende certificar cem empreendedoras em parceria com a Integrare, instituição de inclusão e desenvolvimento empresarial. Também são parceiros do programa a Ambev e o Itaú Mulher Empreendedora.

As interessadas em participar têm até o dia 20 de setembro para realizar a inscrição gratuita no site programaboascompras.com

Sem fins lucrativos, o programa é realizado pelo Impact Hub Manaus em parceria com a Fundação Tide Setubal, e surgiu durante os Laboratórios para Ação em Igualdade de Gênero da Aspen Network of Development Entrepreneurs (ANDE), instituição com mais de 300 organizações em sua rede. 

“Durante as discussões nos Labs da ANDE, notamos que ter acesso ao mercado era a maior dificuldade das empreendedoras. Ao mesmo tempo, nos perguntávamos como poderíamos fazer com que o PBC promovesse uma mudança sensível na sociedade. E foi assim que percebemos que o caminho para tornar isso possível era influenciar grandes empresas a contratarem novas fornecedoras e a terem o olhar mais atento à diversidade dentro do setor de compras”, destaca a cofundadora do Impact Hub Manaus e idealizadora do Boas Compras, Juliana Teles, sobre o processo de concepção do programa.

Cadeia de suprimentos e impacto socioambiental

Além do fortalecimento do empreendedorismo feminino regional, o programa também está ligado ao Environmental, Social and Governance (ESG), ou Meio Ambiente, Social e Governança. O ESG é um novo tipo de investimento de negócio que busca sustentabilidade no universo corporativo, cumprindo objetivos sociais que impactam a sociedade de forma positiva, como a diversidade e equidade em negócios de impacto, por exemplo.

O Boas Compras busca suprir no mercado o maior número de contratação de empresas lideradas ou de propriedade de mulheres não brancas, para que sejam fornecedoras de grandes corporações, pequenas ou médias empreendedoras, que tenham capacidade de abastecimento na casa dos dois zeros para determinadas empresas. Geyce Ferreira, responsável pelo Relacionamento Institucional do programa, pontua a sua importância: “Queremos provocar as grandes empresas a repensarem os seus processos de compra, para entenderem o poder que elas têm na mão de mudança e de impulsionamento de negócios”.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.