Tuane Silva; 20/06/2022 às 14:30

ACNUR realiza campanha para o Dia Mundial dos Refugiados 

As celebrações em torno do Dia Mundial dos Refugiados seguem até 22

Nesta segunda-feira, 20, a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) em Boa Vista, Roraima, celebra o Dia Mundial do Refugiado no abrigo Tuaranoko, com eventos esportivos, culinários e uma solenidade que comemora os 100 dias de abertura do local. O abrigo é o maior da América Latina para etnias indígenas da Venezuela refugiadas no Brasil, com cerca de 1 mil residentes.

Foto: Divulgação

Na capital do Estado do Amazonas, o ACNUR e a Prefeitura de Manaus realizarão um seminário com cerca de 100 representantes de instituições públicas, da sociedade civil e da comunidade refugiada para iniciar a construção do plano municipal de atendimento à população refugiada e migrante da cidade, estimada em cerca de 45 mil pessoas, com sua maioria de origem venezuelana.

As celebrações em torno do Dia Mundial do Refugiado seguem até 22, às 17hs, quando o ACNUR lançará, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, uma publicação histórica sobre a evolução da operação da agência no país no marco da Operação Acolhida – iniciada em fevereiro de 2018.

Para concluir a agenda em torno do Dia Mundial do Refugiado, pela primeira vez as torres do Congresso Nacional em Brasília serão iluminadas em homenagem a esta data, a partir das 18h30 do dia 22. Sobre as torres, também serão projetadas fotos de pessoas refugiadas no Brasil e uma mensagem de agradecimento do ACNUR à solidariedade do país e da sua população para com quem foi forçado a deixar sua terra natal e reconstruir sua nova vida com dignidade e respeito.

Para mais informações sobre as atividades do Dia Mundial do Refugiado 2022 no Brasil, fale com:

Em Boa Vista: Camila Ignácio Geraldo (48.99651-7291 / ignaciog@unhcr.org)

Em Manaus: Felipe Irnaldo (92. 98854-3423 / cruzdacosta@unhcr.org)

Em Brasilia: Luiz Fernando Godinho (61.98187.0978 / godinho@unhcr.org) e Vanessa Beltrame (61.98189.6079/ beltrame@unhcr.org

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.